A Bosch revelou no CES 2017 um conjunto de tecnologias e de sistemas tecnológicos destinados aos utilizadores de motos, aumentando assim a vertente da conectividade para os motociclistas.

Ainda que tenha dedicado enorme atenção aos elementos de comunicação entre o veículo e as infraestruturas neste certame, a Bosch revelou também um painel de instrumentos digital avançado denominado mySPIN que replica o ecrã do smartphone, seja qual for o sistema operativo (iOS, Android ou Windows Mobile), possibilitando ainda conexão com dispositivos Bluetooth e WiFi.

Graças a isso, o motociclista pode ter acesso a dados de navegação ou à sua lista telefónica sem ter de retirar o aparelho do bolso ou de uma qualquer bolsa de proteção. Além disso, este sistema consegue gravar os dados de inclinação e de velocidade de passagem em curva e efetuar ligações de emergência em caso de acidente, comummente apelidado eCall.

O Painel de Conectividade Integrada (ICC em inglês) consegue adaptar-se consoante as necessidades do momento. Por exemplo, em velocidades mais altas, o painel passa a mostrar em grande destaque o conta-rotações e a velocidade, surgindo também paralelamente as luzes indicadores de alertas relacionados com a moto. A velocidades mais baixas passa a revelar dados como o consumo, quilómetros percorridos, entre outros dados. A luminosidade também se ajusta consoante a iluminação exterior.

A KTM admitiu já que pretende utilizar esta tecnologia nas suas motos, pretendendo integrá-la nos anos vindouros.