Fundado em 2009, com o apoio da Hagerty Insurance, o Historic Vehicle Association (HVA) foi criado nos Estados Unidos com o objetivo de celebrar, preservar e promover o legado cultural e histórico do automóvel no país.
Esta foi, inclusivamente, a primeira associação americana com uma agenda nacional para proteção da herança automóvel, funcionando como uma divisão da Fédération Internationale des Véhicules Anciens (FIVA), e responsável pela criação do registo histórico de veículos nacionais, o National Historic Vehicle Register (NHVR), que compila e coleciona automóveis e documentação com relevância histórica. A lista conta já com 29 icónicos modelos reconhecidos; o primeiro, adicionado em 2014, foi o mítico Shelby Daytona Coupe de 1964, com o chassis CSX2287, o primeiro de uma série de modelos criados com o único propósito de enfrentar os Ferrari 250 GTO em provas de Grande Turismo.
O mais recente automóvel registado no NHVR, elevado ao estatuto de património cultural, é o DeLorean DMC-12, que fez de máquina do tempo nos cinemas, em ‘Regresso ao Futuro’. A organização sublinha que este modelo em particular foi alvo de meticuloso processo de restauro entre 2012 e 2013, realizado por uma equipa de fãs, liderados por Bob Gale, o argumentista do filme.
Trata-se do carro usado no primeiro episódio da sequela, ainda com o V6 de origem Peugeot-Renault-Volvo, a debitar honestos 130 CV, e que é propriedade da Universal Studios, cedido a título permanente ao Petersen Museum, em Los Angeles.
Além do mítico Shelby de competição e do DeLorean, agora acrescentado, no registo histórico estão ícones como o Bullitt Mustang original, o Marmon Wasp de 1911, que foi o primeiro carro a vencer as Indy 500) ou o inimitável Manx, o buggy criado por Bruce Meyers.A lista completa para conhecer em: https://www.hagerty.com/drivers-club/my-garage/78598943/national-historic-vehicle-register