O grupo Dongfeng, fundado em 1969, é um dos principais fabricantes de veículos da China. Com mais de seis mil patentes registadas o seu foco está na inovação, qualidade de construção e sustentabilidade, traduzido em vendas totais de 2,42 milhões de automóveis em 2023.
No lançamento em Portugal foram apresentadas as marcas Dongfeng, VOYAH e M-Hero, num evento que contou com a presença de Xie Qian, Head of Dongfeng Europe RHQ e de Ricardo Lopes, Diretor Geral da Caetano Automotive Portugal – Distribuição. Xie Qian afirmou: “Estamos bastante empenhados na nossa presença no mercado português, que reconhecemos ter uma forte dinâmica e apetência por veículos elétricos premium de qualidade. A nossa parceria com a Salvador Caetano Auto demonstra o nosso compromisso e dedicação em marcar presença no mercado português com um parceiro sólido e de forte reputação”.
Para Ricardo Lopes, Diretor Geral Caetano Automotive Portugal – Distribuição “Assinalmos hoje uma data marcante ao celebrar a aliança estratégica entre o Grupo Salvador Caetano e a Dongfeng. Esta colaboração, alia a experiência do Grupo Salvador Caetano à qualidade e ao portfólio da Dongfeng, contribuindo para o futuro de uma mobilidade mais sustentável e com a certeza de que será um sucesso em Portugal.“
As marcas estarão presentes em seis cidades, incluindo o arquipélago dos Açores até ao final deste ano, prevendo chegar aos 15 concessionários, contando também com a ilha da Madeira até ao quarto trimestre de 2025, cobrindo assim a totalidade do território nacional.
A Dongfeng estreia-se em Portugal com o citadino 100% elétrico Dongfeng BOX com equipamento de série incomum para o segmento: câmara 360, faróis full LED, banco do condutor com memória, ventilado e aquecido. O motor elétrico tem 95 cv de potência e trás instalada uma bateria de 42,3 kWh para uma autonomia em ciclo combinado de até 310 km e o preço a partir de 26.750 euros já com IVA, ou 22.750 euros com incentivo para abate de viatura.