M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Os carros da marca Koenigsegg podem ganhar a quase todos os super-desportivos na estrada. Podem ganhar à Ferrari, podem ganhar à Porsche e à Lamborghini. E até, de acordo com o dono da marca, podem ganhar à Bugatti. Christian van Koenigsegg gosta sempre de melhorar as suas máquinas para os clientes. E faz isso espiando-os através do carro. Espera… o quê?
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Koenigsegg não é uma marca de grande volume. Cada exemplar existente é quase um modelo único. Por isso, Christian pode interessar-se pessoalmente por cada um dos seus clientes. Todas as máquinas que saem da fábrica da marca na Suécia têm aparelho de localização por GPS, portanto podem ser monitorizados individualmente e em tempo real por Christian no seu smartphone.

O sistema também serve para fazer atualizações de software ao carro, e Van Koenigsegg pode ainda falar diretamente com os seus clientes, e usa essas conversas para melhorar o seu serviço, tanto em pós-venda como na criação de novos automóveis que vão bater recordes. Talvez esse seja o segredo da evolução rápida da marca nos últimos anos, com modelos como o Agera, Regera e One:1.

E os seus clientes parecem não se importar. Tanto que oito dos seus clientes juntaram-se a Christian para um encontro informal há algumas semanas, no Salão de Genebra. Foi a primeira convenção de fãs de marca.