O fenómeno da “eletrificação” do automóvel veio para ficar e chega a todos os segmentos de mercado, incluindo os veículos pesados. E a cada vez mais ramos de atividade, como é o dos camiões utilizados para combater incêndios. O Concept Fire Truck (CFT), protótipo apresentado pela Rosenbauer, um dos três maiores especialistas mundiais na produção deste tipo de veículos, e é segundo a empresa austríaca «o primeiro camião de bombeiros elétrico do mundo», preparado para juntar-se às convencionais frotas de combate a incêndios já a partir do próximo ano.

Numa primeira fase de testes, o modelo, com 7,6 metros de comprimento e cerca de 3 metros em altura, estará ao serviço das corporações de bombeiros em Amesterdão, na Holanda, e em Berlim, Alemanha.

Motor com 476 cv e extensor de autonomia

Sem revelar muito do que são as especificações técnicas deste que é provavelmente o equipamento do género mais sustentável à disposição no mercado atualmente, a Rosenbauer confirma que o CFT recorre a dois motores elétricos que debitam 350 kW de potência (476 cv), garantindo mais de 30 minutos de utilização em modo “emissões zero”.

Esgotando-se a carga nas baterias, o veículo inclui um motor a gasóleo que funciona como espécie de extensor de autonomia e permitindo que o camião funcione como híbrido.

Entres as especificidades técnicas, o fabricante destaque o sistema inteligente de quatro rodas motrizes.