A nível mundial, a penetração de EV e Plug-in entre as novas aquisições da LeasePlan é a seguinte:
LeasePlan publicou o seu primeiro Relatório Anual de Sustentabilidade.
![]()
Essa ambição foi tornada oficial esta semana, a propósito da publicação do primeiro Relatório Anual de Sustentabilidade da LeasePlan, no qual se apresenta o progresso da empresa na implementação da sua estratégia geral de sustentabilidade.
O relatório fornece informações sobre as atividades da empresa em cada uma das áreas referidas, assim como uma tabela de resultados que definem o seu progresso.“Determinados a fazer a nossa parte”
“Queremos ser transparentes com os nossos clientes, investidores e outros stakeholders, sobre como está a correr o nosso percurso rumo às zero emissões e onde podemos melhorar. O nosso mantra é simples: se é relatável, é mensurável – e por isso podemos ser responsabilizados” – Tex Gunning, CEO da LeasePlan
Para Tex Gunning, CEO da empresa, “as mudanças climáticas são o maior desafio que enfrentamos como humanidade e, sendo que o transporte rodoviário representa cerca de 20% das emissões globais de CO2, estamos determinados em fazer a nossa parte. É por isso que queremos alcançar as zero emissões líquidas de toda a nossa frota de 1,9 milhão de veículos até 2030, começando pelos veículos dos nossos colaboradores. Essas são obviamente, metas ambiciosas, motivo porque decidimos publicar o primeiro Relatório de Sustentabilidade”.
Relativamente à mobilidade elétrica, a empresa atuará em três níveis:
• Lançamento do primeiro Green Bond Framework da LeasePlan, que será usado para financiar ou refinanciar a compra de veículos elétricos a bateria (BEV). O título de 500 milhões de euros atraiu mais de 3,5 mil milhões de euros de procura de cerca de 260 investidores.
O LeasePlan Green Bond Framework está alinhado com os Princípios do Green Bond e qualifica-se na categoria “transporte limpo”.
Prevê-se que as receitas apoiem a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas ‘Boa Saúde e Bem-Estar’ (ODS 3), ‘Indústria, Inovação e Infraestrutura’ (ODS 9), ‘Cidades e Comunidades Sustentáveis’ (ODS 11) e “Ação climática” (ODS 13). Uma segunda opinião foi fornecida pela Sustainalytics.
• Organizar uma série de eventos educacionais sobre VE para clientes e publicar vários insights e manuais, como o Sustainable Fleet Benchmark, para ajudar os clientes a tomarem decisões informadas sobre a condução elétrica.
Compromissos assumidos na área da sustentabilidade
A LeasePlan definiu três pilares para a sua estratégia de sustentabilidade, assumindo em conformidade diversos compromissos:Marcar o futuro da mobilidade de baixas emissões: A LeasePlan está comprometida em assumir um papel de liderança na transição da indústria de motores de combustão interna para motores alternativos. Isso inclui alcançar as zero emissões líquidas de toda a frota global até 2030, bem como a transição de frota de veículos para BEV até 2021, ou assim que as condições locais o permitirem.
A LeasePlan é também parceira fundadora da iniciativa EV100 do Climate Group, uma iniciativa global de negócios projetada para acelerar a adoção de EV e infraestruturas entre as principais companhias do mundo.
Fortalecer a sua contribuição para o bem-estar social: A LeasePlan está comprometida em fortalecer a sua contribuição para o bem-estar social, com foco em áreas específicas, incluindo: aumentar a diversidade da sua força de trabalho; garantir que os fornecedores e parceiros de negócios cumprem o Código de Conduta do Fornecedor LeasePlan; melhorar a segurança do condutor; melhorar o compromisso dos funcionários; e trabalhar para ter um impacto positivo nas comunidades em que a LeasePlan opera.
Reduzir o seu próprio impacto ambiental: A LeasePlan está comprometida com o desenvolvimento de políticas, planos e metas para reduzir o seu impacto ambiental. As áreas de destaque incluem: redução das emissões totais de CO2 kg/m2 dos edifícios da LeasePlan; aumentar a proporção de energia renovável usada nos edifícios da LeasePlan; e redução do uso geral de energia (kWh por m2) nos edifícios da LeasePlan.