As empresas de rent-a-car compraram 7.319 veículos novos ligeiros de passageiros em março, informou hoje a Associação dos Industriais de Aluguer de Automóveis sem condutor (ARAC), citando dados da ACAP — Associação Automóvel de Portugal.
Em comunicado, a ARAC acrescentou que no conjunto das suas associadas que se dedicam à atividade de aluguer de curta duração registaram-se 7.691 aquisições de veículos ligeiros de passageiros, comerciais ligeiros, pesados de mercadorias, todo-o-terreno e motociclos, enquanto em março de 2016 esse número foi de 6.383.
No total, o mercado nacional de veículos ligeiros de passageiros e comerciais ligeiros registou 25.974 unidades vendidas em março, registando um decréscimo na ordem de 1,8%, na comparação com o período homólogo.
A ARAC referiu que o crescimento das frotas das empresas de rent-a-car “deve-se sobretudo ao atual sucesso do Turismo em Portugal”, recordando o número recorde de visitantes em 2016 e a perspetiva que “2017 seja ainda melhor”.
“Podemos mesmo afirmar que o número de turistas entrados em Portugal duplicou de 1987 para 2016, sendo que esse número já ultrapassa os 12 milhões. O Turismo é atualmente o maior mercado das empresas de rent-a-car, representando cerca de 60% do seu volume de negócios”, lê-se.
Segundo a associação, o rent-a-car “assume-se de forma clara como um pilar do desenvolvimento turístico nacional e internacional” e durante este ano irá lançar uma campanha para incentivar os turistas a conhecerem o interior do país.
A ARAC representa cerca de 96% das empresas de aluguer de curta duração.

Lusa