Entre as propostas de automóveis elétricos com 7 lugares, o EQB 250+ destaca-se por ser uma solução no segmento dos SUV, adequado para quem aprecia a qualidade distintiva da Mercedes-Benz.

 

Sendo a versão totalmente eléctrica do modelo compacto GLB da Mercedes, o EQB 250+ combina o sentido prático com o crescente compromisso da marca com a sustentabilidade. A grelha frontal está tapada com um plástico com acabamento brilhante e foi adicionada uma elegante barra de luz em LED que passa entre os faróis remodelados.

Desempenho e autonomia
O EQB 250+ está equipado com um motor elétrico no eixo da frente e tração dianteira. Produz 190 cavalos de potência e 385 Nm de binário, oferecendo uma aceleração dos 0-100 km/h em 8,9 segundos e 160 km/h de velocidade máxima. Com a bateria de 71 kWh, a marca diz ser possível obter até 690 km de autonomia em circuito urbano, o que nos parece bastante otimista. Aceita carregamento rápido em DC até 100 kW, demorando 35 minutos para carregar entre os 10-80%. Durante o nosso teste, em cerca de 200 km percorridos obtivemos um consumo médio de 18,6 kWh, o que daria uma autonomia para cerca de 381 km.

Interior e conforto
O interior do EQB 250+ prima pela atenção ao pormenor, oferecendo um habitáculo repleto de materiais de alta qualidade e uma sensação geral de luxo. Os bancos dos lugares da frente são confortáveis, especialmente o do condutor com muitas opções de ajuste para encontrar a posição de condução perfeita. O espaço interior é generoso, especialmente para um SUV compacto, e até oferece bancos opcionais na terceira fila com mais dois lugares, embora sejam mais adequados para crianças do que para adultos. A iluminação ambiente e um habitáculo silencioso, tornam qualquer viagem verdadeiramente agradável. O espaço na bagageira com 495 litros é decente, embora seja penalizada quando se utilizam os bancos da terceira fila.

Tecnologia
O EQB 250+ está equipado com o sistema MBUX (Mercedes-Benz User Experience), que é intuitivo e reativo. A configuração de ecrã duplo inclui um painel de instrumentos digital de alta resolução e um ecrã tátil de infoentretenimento, ambos de fácil utilização e navegação. Os controlos por voz são fiáveis e funcionalidades como o Apple CarPlay e o Android Auto são de série. A Mercedes também inclui várias tecnologias de assistência ao condutor, incluindo controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo, assistência à manutenção na faixa de rodagem e monitorização do ângulo morto, fazendo com que o EQB pareça moderno e seguro.

Condução
A experiência de condução do EQB 250+ é equilibrada e confortável, embora se incline mais para o conforto do que para a condução desportiva. A direção é leve e tem um raio de viragem bastante curto para o segmento, tornando-a fácil de manobrar, especialmente em ambientes urbanos. A condução é bem amortecida, absorvendo a maioria das imperfeições da estrada. No entanto, com 2,5 toneladas de peso, para quem procura um SUV elétrico desportivo não será a opção mais indicada.

Prós
Interior espaçoso e luxuoso com assentos opcionais na terceira fila
Sistema MBUX da Mercedes e funcionalidades tecnológicas abrangentes
Capacidade de carregamento rápido e boa autonomia para a maioria das necessidades urbanas e suburbanas
Condução suave e confortável

Contras
A autonomia fica aquém de alguns concorrentes
A terceira fila é apertada para adultos
O preço pode aumentar rapidamente com as opções

Veredito
O Mercedes EQB 250+ é uma proposta atractiva para quem procura um SUV elétrico confortável e luxuoso, com espaço amplo e um interior de luxo. Embora possa não apresentar a maior autonomia ou o desempenho mais emocionante, destaca-se em áreas de requinte, praticidade e qualidade de marca registada da Mercedes. Ideal para famílias e para quem dá prioridade ao luxo em detrimento do desempenho bruto. Disponível a partir de 56 400 euros.