Espanha testa comboio de alta velocidade a hidrogénio

04/10/2024

Espanha acaba de se impor no domínio dos transportes ferroviários ecológicos. Os construtores de comboios Talgo lançaram o primeiro comboio de alta velocidade movido a hidrogénio, mostrando ao resto da Europa o caminho para o futuro do transporte ferroviário.

 

Conhecida por ser líder em tecnologia ferroviária, a Talgo colocou Espanha no mapa, acrescentando mais um triunfo, depois de já ostentar o título de sistema ferroviário de alta velocidade mais eficiente da Europa. Os novos comboios a hidrogénio da Talgo poderão revolucionar o futuro das viagens de alta velocidade a nível mundial.

Já em 2021, a Repsol e a Talgo uniram forças para produzir o primeiro comboio de hidrogénio renovável da Península Ibérica. A tecnologia oferece enormes benefícios, tanto a nível económico como ambiental. Uma estação de abastecimento de hidrogénio é muito mais barata do que a instalação de cabos aéreos para os comboios eléctricos tradicionais, o que a torna uma opção incrivelmente atraente para descarbonizar os nossos caminhos-de-ferro.

A Espanha voltou a fazê-lo. Desta vez, com um revolucionário comboio a hidrogénio que vai mudar o futuro das viagens de alta velocidade, não só para o país, mas para todo o mundo. Funcionando com células de combustível que emitem apenas vapor de água, estes comboios estão a reduzir os custos elevadíssimos dos caminhos-de-ferro eléctricos tradicionais. É limpo, é ecológico e é o futuro das viagens. Todos os olhos estão agora postos em Espanha, que abre o caminho para o resto do mundo.