A Volvo tornou-se na primeira fabricante automóvel a integrar nos seus carros a plataforma Skype, sendo este um resultado da parceria com a Microsoft.

Trata-se de uma versão Skype for Business, ou seja, mais orientada para o cliente empresarial, que surge integrada na nova série 90 (S, V e XC), permitindo aos ocupantes do veículo que participem em conferências (sem suporte de vídeo) através da aplicação disponível no sistema de infoentretenimento ou a gravação de memorandos de voz, bastando pressionar um simples botão no ecrã tátil.

“Já todos passámos por um momento assim. Estar no carro a tentar participar numa conferência telefónica. Ou se atrapalham com o telemóvel e deixam-no cair enquanto tentam ligar ou esquecem-se do código pin para aceder. Não é a melhor forma de começar uma chamada no carro. Acima de tudo, a atenção não está onde deveria estar – na estrada. Com a adição do Skype for Business tudo isso desaparece”, refere Anders Tylman-Mikiewicz, diretor de conectividade da Volvo.

Sendo a marca sueca muito atenta às questões de segurança na estrada, a ausência da possibilidade de videoconferência no interior do veículo pretende não dispersar a atenção do condutor nas suas tarefas.

Noutro tópico, uma das funcionalidades em que a Volvo está a trabalhar é na integração da assistente digital Cortana, da Microsoft, no sistema do veículo para oferecer auxílio vocal ao condutor, providenciando informações importantes para a sua vida ou “antecipando necessidades”.

a carregar vídeo