O EV3 é a nova aposta da Kia para o segmento dos SUV eléctricos compactos, oferecendo uma mistura de funcionalidade prática e tecnologia avançada numa proposta que pode ser o único automóvel de uma família.

 

Utilizando a plataforma E-GMP da Kia, que também serve de base ao EV6, o EV3 é uma opção mais pequena, mas igualmente versátil num veículo elétrico prático para utilização diária, combinando conforto, espaço e eficiência.

Design e interior
No exterior destaca-se a assinatura luminosa, que em conjunto com o design da frente, expressa-se naquilo que a marca chama de Digital Tiger Face. Realça-se ainda o facto de ter sido possível obter o excelente coeficiente aerodinâmico para o segmento de apenas 0.26 – o EV6 tem um Cd de 0.28 ­–, que permite mais autonomia sobretudo em auto estrada.

O EV3 apresenta um interior limpo e moderno, inspirado no seu irmão maior, o EV9. Está equipado com uma interface digital de 30 polegadas de largura que combina um painel de instrumentos de 12,3 polegadas, um ecrã de infoentretenimento de 12,3 polegadas e um painel de controlo da climatização de 5 polegadas. Os botões físicos para as principais funções, como o ar condicionado e o áudio, proporcionam um toque de facilidade de utilização. Os materiais sustentáveis, incluindo plásticos reciclados e “unleather” de base biológica, reforçam o seu apelo ecológico.

O espaço é um ponto forte, com uma bagageira de 460 litros que se expande para 1.250 litros quando os bancos traseiros são rebatidos. Uma pequena bagageira dianteira de 25 litros (frunk) acrescenta utilidade e o piso traseiro plano assegura assentos confortáveis para um máximo de cinco passageiros. Inovações como uma consola central deslizante, que pode funcionar como espaço de trabalho, realçam o carácter prático do automóvel.

Desempenho e autonomia
As duas versões do EV3 estão equipadas com um motor de tração dianteira com 204 cv. A Standard Range dispõe de uma bateria de 58,3 kWh para até 436 km de autonomia e a Long Range com 81,4 kWh em que a Kia diz ser possível percorrer até 605 km em ciclo combinado. Acelera dos 0 aos 100 km/h em 7,5 segundos, equilibrando a eficiência e a utilização quotidiana. Ambos dispõem de carregador AC de 11 kW de série e com a tecnologia bi-direcional de 400 V. Permite não só o carregamento do carro até 128 kW para repor entre 10-80% em aproximadamente 30 minutos num posto rápido DC, como alimentar aparelhos elétricos, ou até mesmo alimentar uma casa.

Caraterísticas e tecnologia
O EV3 inclui funcionalidades avançadas, tais como actualizações de software over-the-air, o assistente de voz AI da Kia e compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto. Também suporta travagem regenerativa com níveis ajustáveis, tornando a condução com um só pedal uma opção prática. As tecnologias de assistência ao condutor e as ferramentas de conetividade melhoram ainda mais o pacote.

Condução
A posição de condução é confortável e oferece uma boa visibilidade. O isolamento acústico é excelente, reduzindo ao mínimo o ruído da estrada e do vento. Este SUV elétrico é muito estável e previsível na estrada, com uma direção leve que ajuda a manobrar em espaços apertados.

A vida a bordo do EV3 está facilitada logo à partida quando o smartphone é a chave, que pode ser partilhada com até 7 pessoas. Na apresentação internacional que aconteceu em território nacional, na zona do Guincho, em que o Motor24 esteve presente, foi possível confirmar que a funcionalidade do I-pedal significa que raramente é preciso utilizar o pedal do travão e a suspensão traseira multilink de 4 pontos com Smart Frequency Damper, afinada específicamente para os impactos de alta e baixa frequência proporciona um conforto de nível superior.

O substituto do Kia Niro elétrico faz parte da estratégia da marca coreana em alinhar a gama, que começou com o EV6 e o EV9, e em breve outros modelos juntar-se-ão. O EV3 está disponível para particulares em campanha a partir de 38.490 euros, e 30.447 euros para empresas.