Além da preocupação com a segurança dos passageiros, a sustentabilidade é também um pilar fundamental para a Volvo. Por isso, este SUV totalmente elétrico, que no nosso mercado só vai estar disponível na versão com sete lugares, não utiliza pele animal no seu interior, e é construído com aço, alumínio, plástico e madeira reciclados.
São 5 radares, 8 câmaras e 16 sensores ultrassónicos. A segurança a bordo do veículo está assegurada por sensores exteriores, incluindo um radar LiDAR de série – uma tecnologia que utiliza um laser sendo capaz de detetar, por exemplo, peões com roupa escura a atravessar uma estrada de noite a uma distância de 120 metros –, 2 câmaras que monitorizam a atenção do condutor e sensores de ocupantes em todo o habitáculo. Naturalmente, está também preparado para condução autónoma.
O novo EX90 conta com alguns detalhes relevantes, como a supressão da grelha frontal, mas também com os puxadores das portas integrados, num conjunto de soluções que leva este novo SUV a registar um coeficiente aerodinâmico de 0.29 Cd, que é um valor muito interessante para um veículo com as dimensões deste SUV de sete lugares.
Este SUV elétrico disponibiliza até 517 cavalos de potência e 910 Nm de binário na versão de tração integral com dois motores, e bateria de 111 kWh, proporcionando uma autonomia de até 590 km com um único carregamento. A capacidade de carga até 250 kW em corrente direta, num carregador rápido, permite-lhe passar de 10% para 80% da bateria em cerca de 30 minutos.No breve contacto que tivemos com o EX90, durante a sua apresentação nacional, foi apenas possível atestar que o centro de gravidade baixo e a suspensão pneumática adaptativa proporcionam uma condução suave, estabilidade e conforto caraterísticos da Volvo.
O design escandinavo minimalista resulta num interior limpo e funcional. No centro da experiência de infoentretenimento está um grande ecrã central de 14.5”, que permite o acesso um dos melhores sistemas atualmente no mercado, o Android Automotive da Google, com Google Maps, Assistente e Play Store integrados. Também suporta Apple CarPlay sem fios.
Graças à ligação 5G de série, é possível instalar aplicações no ecrã central de forma muito semelhante à de um smartphone. Este automóvel estreia também o novo sistema áudio da Bowers & Wilkins com Dolby Atmos e colunas integradas nos apoios de cabeça para uma experiência de som envolvente.
A capacidade da bagageira varia consoante a configuração do habitáculo, indo dos 310 litros com a terceira fila de bancos aos 1915 litros com as duas últimas filas rebatidas e num patamar intermédio uma capacidade de 655 litros. Sob o capot dianteiro encontra-se também espaço para bagagens, conhecido por ‘frunk’, onde é possível guardar o cabo de carregamento.
Para o mercado português está disponível nas seguintes configuraçãoes com acesso à Classe 1 nas portagens mediante adesão à Via Verde: Single Motor com 279 cv, tração traseira, bateria de 104 KWh e autonomia até 580 km; Twin Motor com 408 cv, tração às quatro rodas, bateria de 111 kWh e autonomia até 600 km; Twin Motor Performance com 517 cv, tração às quatro rodas, bateria de 111 kWh e autonomia até 590 km. Preços a partir de 62.461 euros +IVA para empresas, com opção de renting a partir de 795,29 euros +IVA.