Ver quatro dos Ferrari mais exclusivos do mundo no circuito de Fiorano, propriedade da marca italiana, é sempre um regalo para a vista. Para pilotar cada um deles, nada melhor do que recorrer ao veterano piloto de testes da Ferrari, Dario Benuzzi, que tem vindo a desempenhar um papel importante no desenvolvimento dos modelos de estrada mais relevantes da companhia de Maranello ao longo de mais de 30 anos.

Para Benuzzi tratou-se de um reencontro muito especial, já que pôde desempenhar um papel importante na evolução de quatro dos modelos que ajudaram a caracterizar o espírito exclusivo da Ferrari, desde o F40 (1988) ao LaFerrari (2014), passando pelos F50 (1995) e Enzo (2002).

A ligação de Benuzzi à Ferrari iniciou-se em 1969, sendo fácil perceber que a sua evolução tem sido igualmente a evolução da tecnologia e da marca ao longo dos anos. Seja com um motor V8 turbo, seja com um V12 híbrido, a magia dos Ferrari especiais fica bem patente neste curto vídeo em que a sinfonia emitida pelos escapes se aproxima de um patamar magistral.

Ainda assim, o motor com sonoridade mais extrema é o do F50, cuja tecnologia derivava diretamente da Fórmula 1. O motor era, com efeito, o mesmo que a marca utilizou no seu monolugar de 1990, então pilotado por Alain Prost e Nigel Mansell, embora adaptado para as exigências e rigores da utilização (mais ou menos quotidiana).

Eis mais um artigo dedicado ao 70º aniversário da Ferrari.

a carregar vídeo

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.