A Ford Ranger Raptor é a versão todo-o-terreno de alto desempenho da popular pick-up Ranger, concebida pela Ford Performance. Combina um estilo agressivo, um chassis reforçado e tecnologia de suspensões avançada para proporcionar uma experiência de condução eficaz no alcatrão e sem compromissos fora da estrada.
Motor
Alimentada por um motor diesel EcoBlue biturbo de 2,0 litros, a Ranger Raptor debita 210 cv e produz 500 Nm de binário. O motor está associado a uma transmissão automática de 10 velocidades, que assegura uma entrega de potência suave e mudanças rápidas para uma utilização ótima em terrenos variados. Apesar de ser um diesel, a unidade de tração fornece um forte binário a baixa velocidade, tornando-o adequado para desafios em todo-o-terreno e capacidade de reboque.Suspensão e chassis
A Raptor dispõe de um chassis reforçado com reforços extra para maior durabilidade. A suspensão Fox Racing Shox é um dos principais destaques, oferecendo amortecedores de longo curso que absorvem eficazmente o terreno acidentado. A via mais larga e a altura de condução aumentada (283 mm de distância ao solo) melhoram a estabilidade e a capacidade todo-o-terreno. A suspensão traseira Watt’s link melhora o comportamento e mantém o eixo traseiro estável durante a condução fora de estrada a alta velocidade.
Exterior e design
Interior e tecnologia
O habitáculo é simultaneamente robusto e confortável, com bancos dianteiros desportivos com a marca Raptor, pespontos azuis e detalhes em pele, e o banco traseiro é muito espaçoso. O sistema de infoentretenimento SYNC 3 com um ecrã tátil de 8 polegadas suporta Apple CarPlay e Android Auto. As caraterísticas de segurança incluem assistência à manutenção na faixa de rodagem, controlo de cruzeiro adaptativo, controlo de arranque em subida e um sistema de gestão do terreno.
Desempenho em estrada
Seria de esperar que uma pick-up com suspensão alta e equipamento específico para todo-o-terreno, como a Ranger Raptor, fosse difícil de conduzir durante as tarefas mundanas do dia a dia, mas não é esse o caso. Apesar de ter sido construída para utilização fora de estrada, a Ranger Raptor é surpreendentemente refinada em estradas pavimentadas. A caixa automática de 10 velocidades tem um funcionamento suave, tanto em autoestrada como em cidade. O controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo e o assistente de manutenção na faixa de rodagem funcionaram bastante bem. Os botões montados no volante exigiram apenas um simples olhar para acionar os sistemas. Já a resposta do ecrã de infoentretenimento aos nossos comandos, foi por vezes lenta e não ficámos fãs dos controlos da climatização, divididos entre o ecrã tátil e botões físicos.
Capacidade fora de estrada
É aqui que a Ranger Raptor brilha verdadeiramente. O Sistema de Gestão do Terreno oferece seis modos de condução: Normal e Sport (para utilização em estrada) Relva/cascalho/neve, lama/areia, rocha (para várias superfícies todo-o-terreno) Modo Baja – Inspirado nas corridas no deserto, este modo acelera a resposta do acelerador, optimiza as mudanças de velocidade e baixa a intervenção do controlo de tração para uma condução fora de estrada a alta velocidade. Os excelentes ângulos de aproximação (32,5°), de viragem (24°) e de saída (24°) permitem-lhe enfrentar inclinações e obstáculos íngremes com facilidade. Os 850 mm de altura até ao filtro do ar torna a Raptor capaz de atravessar cursos de água profundos. O diferencial traseiro de bloqueio e a caixa de velocidades de baixa velocidade melhoram a tração em condições difíceis.
Conclusão