Publicidade Continue a leitura a seguir

Futebolistas com talento para fintar… o código da estrada

Marcelo da Silva, jogador da equipa de futebol do Real Madrid, foi 'caçado' em excesso de velocidade e sem carta

Publicidade Continue a leitura a seguir

Craques da bola e potentes automóveis de luxo são praticamente indissociáveis. Mas a combinação nem sempre é pacífica, como prova a lista de ocorrências que passamos em revista.

No final do passado mês de fevereiro, Marcelo, futebolista do Real Madrid e da Seleção do Brasil, foi notificado para responder por infrações graves ao código da estrada em Espanha, depois de ter sido apanhado a conduzir em excesso de velocidade e sem carta de condução válida. O internacional brasileiro volta a prevaricar, depois de lhe ter sido aplicada em 2013 uma multa no valor de 6 mil euros, também por conduzir sem pontos na carta. Mas nesta queda para fintar o código da estrada, o craque do Real Madrid não está sozinho.

Na verdade, a lista de ídolos dos relvados a merecer cartão vermelho nas estradas é longa. Inclui nomes sonantes como os de Karim Benzema, jogador do Real Madrid, ‘caçado’ a conduzir a 216 km/h, ou David Beckham, o antigo internacional inglês ficou impedido de conduzir durante seis meses, por usar o telemóvel enquanto seguia ao volante do seu carro. E nomes menos conhecidos, como é de Pedro Botelho, brasileiro, antigo jogador do Rayo Vallecano, apanhado em Espanha com excesso de álcool e sem carta de condução, depois de bater… um carro da polícia!

Um dos casos mais mediáticos dos últimos tempos envolveu Gerard Piqué, o central do Barcelona que tem historial de incumprimento às regras de trânsito. Excesso de velocidade, condução sem habilitação legal estão entre as infrações mais comuns, mas em agosto de 2018 bateu todos os recordes ao ver-se obrigado a pagar uma multa no valor de 48.000 euros por atentar contra a segurança rodoviária.

Arturo Vidal é atualmente companheiro de equipa de Piquet na equipa de futebol do Barcelona, mas foi ainda como profissional da Juventus que foi notícia pela negativa. Vidal destruiu o seu Ferrari 458 Italia na sequência de um acidente quando conduzia com taxa de alcoolemia de 1,31 gramas por litro de sangue, quando o limite legar era de 0,80 g/l.

Outro nome da lista é o de Wayne Rooney, antigo craque do Manchester United, que enfrentou, em 2017, 100 horas de trabalhos sociais, sendo-lhe retirada a carta e ordenado o pagamento de coima no valor de 300 mil euros. Conduzia com álcool.