M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Primeiro, um pouco de história. Em 2010, a General Motors foi obrigada a restruturar as suas atividades industriais e livrar-se de marcas que estavam a servir como “peso morto”, numa fase em que o construtor americano necessitava de recuperar de um processo de falência. Uma dessas marcas foi a Hummer, que construía versões civis do famoso transporte familiar HMMWV, ou Humvee, popularizado na Operação Tempestade no Deserto, durante a Primeira Guerra do Golfo, e nos videoclips do rapper Snoop Dogg.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Entretanto, a AM General, que tinha criado o HMMWV e providenciado uma licença de produção à GM para a criação do modelo civil, continuou a produzir os veículos destinados a uso militar. Só que os fãs do conceito não ficaram satisfeitos e continuaram a pressionar para o regresso da marca. E estavam dispostos a pagar bem por isso. Quando há dinheiro e vontade, o produto surge. E o Hummer está de volta.

As novas versões civis vão ser construídas na China e vendidas em todo o mundo pela Humvee Export. Infelizmente, o seu público original vai continuar órfão. A produção é limitada, para clientes exclusivos, mas o novo Humvee C-Series é considerado igual à versão militar, pelo que não é considerado uma edição limitada. No entanto, no resto do mundo, os fãs hardcore vão poder continuar a usar o seu brinquedo nas condições de terreno mais adversas.

As características técnicas do Hummer não mudam. Tração integral permanente, caixa automática de quatro velocidades, capacidade de vau de 76 cm (não há ribeiro que represente um obstáculo), ângulo de ataque de 48 graus (muito inclinado), peso de quase 3500 kg em vazio, pneus Goodyear de 37 polegadas e dois motores à escolha, o GM LS3 da geração anterior do Chevrolet Corvette, com 430 cv, ou o Duramax 6.5 Diesel, com 250 cv, originalmente concebido pela GM para veículos de trabalho. Existem três níveis de acabamentos, Bravo, Charlie e Delta.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.