A polícia italiana, denominada Carabinieri, é conhecida pelo seu recurso a modelos de alto calibre nalgumas das suas divisões e, agora, é a vez de contar com o robusto Grand Cherokee para a unidade antiterrorismo.
Exibindo a ‘farda’ azul institucional daquela força, a frota especial de 19 veículos Jeep Grand Cherokee é equipada com o motor turbodiesel V6 3.0 de 190 CV Multijet acoplado a caixa automática de oito velocidades e tração às quatro rodas.
Vários componentes destes Grand Cherokee foram blindados, incluindo para-brisas e vidros laterais, pneus e carroçaria, num esforço para torná-lo praticamente imparável. Os componentes da suspensão foram reforçados para otimizar as capacidades de manobra em todo-o-terreno, resultando num veículo tático para as operações daquela força militar.
Além disso, apresentam novas luzes de direção azuis com LED na porta da bagageira, colocadas ao lado da placa de matrícula. No habitáculo, são equipados com os avançados sistemas tecnológicos utilizados pelos Carabinieri, como o sistema Odino que se conecta em tempo real à base de dados partilhada da polícia italiana, às autoridades de registo de veículos e à Ania (associação de seguradoras). O sistema opera com um tablet Android de 7″ e está adequadamente colocado em guias deslizantes localizadas no tablier.
O primeiro dos 19 veículos da frota foi entregue aos Carabinieri em Roma. No fim do ano, toda a frota de Grand Cherokee estará ao serviço ativo em Itália, reforçando a histórica parceria entre o Grupo FCA e os Carabinieri.
Aliás, o início desta relação remonta ao período imediatamente posterior ao final da Segunda Guerra Mundial, altura em que as viaturas de patrulha ostentavam a marca Alfa Romeo. A frota do novo Grand Cherokee junta-se à dos SUV Renegade e Wrangler já ao serviço dos Carabinieri. Outros modelos, como os da Alfa, também estão já ao serviço da polícia, alguns deles com uma missão bem humanitária.