Há criminosos que conseguem iludir a polícia durante vários anos, tornando-se lendários. É o caso de DB Cooper, pirata do ar que conseguiu fugir de um voo saltando de para-quedas com um mala cheia de dinheiro, e que nunca foi identificado. Mas há outros que nunca vão muito longe, como um certo ladrão no Canadá, que foi preso pela própria pessoa a quem tentou roubar, na semana passada.

O bandido, que não foi identificado, tentou assaltar uma casa na cidade de Abbotsford, um subúrbio de Vancouver. Eram cinco horas da manhã e tentou fugir numa carrinha, que tinha enchido com vários objetos, mas acabou por despistar-se devido à neve. Acabou por pedir ajuda a uma pessoa que estava a passar na rua… só que este era a vítima, que o tinha observado nas câmaras de segurança, e já tinha chamado a polícia. De acordo com um agente que trabalha naquela zona, o senhor ladrão é um “cliente” regular da cadeia local.

Abbotsford tem uma população de mais de 130 mil pessoas, mas era de se esperar que o frio do inverno servisse para desencorajar criminosos mas, no mesmo dia, um oportunista aproveitou um carro ligado (nestas zonas frias, as pessoas costumam deixar os motores ligados a aquecer durante algum tempo, antes de saírem de casa) e tentou fugir. O gelo acabou por apanhá-lo de surpresa e, sem hipótese de fugir com o carro, preferiu fugir a pé. Ainda era de manhã e ver alguém a fugir com os documentos na mão de um carro acabado de encolher chamou imediatamente a atenção da polícia local. Foi fazer companhia ao “colega”.