Os lisboetas passam em média 43 minutos no trânsito, o que perfaz um total de 158 horas por ano no ‘pára-arranca’…

São dados revelados no TomTom Traffic Index, o relatório anual desta empresa, que analisa as condições de trânsito em 416 cidades de 57 países. Lisboa ocupa a primeira posição do ranking em 2019, repetindo a classificação dos três estudos anteriores, na frente de Madrid e Barcelona, as duas cidades mais congestionadas de Espanha.

No relatório agora divulgado, a capital portuguesa ocupa a 81ª posição a nível mundial, numa lista que é liderada pela cidade de Bengaluru, na Índia. No ranking das cidades com trânsito mais caótico do mundo, o Porto viu o seu índice de tráfego aumentado, o que se traduziu numa subida de 13 lugares na tabela, para a posição 108. As cidades espanholas de Barcelona e Madrid estão nas posições 140 e 243, respetivamente.

Matemática difícil

Atualmente na nona edição, o TomTom Traffic Index baseia-se na percentagem do nível de congestionamento, que representa o tempo adicional de viagem que os condutores passam na estrada durante um ano. A empresa explica que o “estudo começa por analisar os tempos de viagem em condições sem trânsito em várias partes das cidades. Depois, são analisados os tempos de viagem no ano inteiro (24 horas por dia, 7 dias por semana) em cada cidade – e a informação é comparada com os períodos sem trânsito, de forma a estimar o tempo de viagem adicional. Ou seja, um nível de congestionamento de 36% significa que o tempo adicional de viagem é 36% superior à média do tempo de viagem sem trânsito”.