A Brake Free, uma pequena e jovem empresa da Califórnia, garantiu já bem mais do que o valor pedido em campanha de crowdfunding para dar início à produção de uma simples luz de presença e de travão que se instala no capacete e que permite assim aumentar a visibilidade dos motociclistas nas estradas.

Este aparelho de iluminação LED fixa-se na parte traseira do capacete e está equipado com sensores que detetam o movimento da moto, com o refletor a tornar-se uma luz intermitente de travagem, sendo até capaz de reconhecer uma simples desaceleração. Ao ficar ao nível da visão do condutor de um automóvel, torna o motociclista mais visível, tanto de dia como de noite.

O aparelho da Brake Free não necessita de estar ligado a qualquer parte da moto para funcionar, ficando apenas acoplada ao capacete com dois ímanes. Para ligar as 100 lâmpadas LED, recorre a uma bateria de lítio com uma carga útil de oito horas, que pode ser recarregada em duas horas numa entrada USB. Representa um peso adicional de apenas 170 gramas no capacete.

No essencial, este dispositivo replica, no universo das duas rodas, o mesmo princípio que uma terceira luz de ‘stop’ num automóvel, mas que também pode servir de luz de ‘presença’ regulada para modos contínuo ou intermitente.

 

Tendo visto os benefícios em termos de segurança por detrás desta ideia, os utilizadores da plataforma Indiegogo rapidamente ajudaram a companhia a atingir o objetivo de 50.000 dólares que havia sido inicialmente estabelecido. Com efeito, neste momento, o valor angariado, ainda com alguns dias para o término da campanha, já duplica o que era pedido. Nos planos da empresa, este produto deverá chegar ao mercado em abril de 2018, ou seja, dentro de sensivelmente um ano, por um preço local de 149 dólares. No caso de ser um dos investidores nesta companhia, poderá adquirir um dos dispositivos por 109 dólares.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.