Nas quadras festivas, como o Natal, os principais eixos rodoviários enchem-se de carros. E com a maior intensidade de trânsito aumentam também os riscos, pelo que os automobilistas devem estar conscientes da importância de adotarem uma condução de acordo com as condições climatéricas normalmente mais adversas e as caraterísticas específicas das deslocações realizadas nesta época do ano. E, muito importante, sem descurar a realização de uma revisão ao veículo para assegurar o correto funcionamento de todos os seus elementos chave. Contudo, segundo um estudo recente elaborado pela Europapress, a maioria dos condutores não visita a oficina antes de se fazer à estrada…
Os números do perigo
De acordo com o relatório apresentado, do total de veículos que estarão em circulação nas estradas durante toda a quadra natalícia, mais de 80% dispensaram qualquer tipo de revisão preventiva. E as consequências deste tipo de comportamento negligente por parte dos proprietários dos automóveis tem uma influência direta no número de acidentes na estrada a cada mês de dezembro, uma vez que 22% dos carros que viajam nesta época apresentam risco de avaria ou anomalia.
Para acrescentar à lista de fatores de risco, a visibilidade reduzida e as baixas temperaturas de inverno. Segundo as autoridades, mais de 40% dos acidentes registados nesta época verificam-se com este tipo de condições.