A marca chinesa Techrules prepara um novo superdesportivo para apresentação no próximo Salão de Genebra, em março de 2017, e promete revolucionar o segmento graças a uma tecnologia proprietária com base numa turbina-gerador. Ainda a uma distância considerável, esta nova marca, com sede em Pequim, tem o contributo dos reputados designers Fabrizio e Giorgetto Giugiaro para o desenho do seu primeiro modelo, o GT96.

Nas palavras de Matthew Jin, diretor técnico da Techrules, este modelo tem sido alvo de “trabalho incansável com a equipa da Giugiaro para o design do GT96 ao longo de muitos meses e será um momento de orgulho quando apresentarmos o primeiro superdesportivo chinês em Genebra no mês de março”.

Por outro lado, Fabrizio Giugiaro também revelou que “este Techrules GT96 é o porta-estandarte de um veículo elétrico verdadeiramente revolucionário e nós refletimos essa inovação no desenho do veículo de produção”, prometendo um desportivo capaz de se adaptar a “diferentes configurações para estrada, pista e competição”, por exemplo.

O GT96 promete, contudo, prestações de elevado calibre graças à nova tecnologia de Recarregamento de Veículos Elétricos por Turbina (TREV). Esta é, aliás, a grande ‘arma’ da Techrules: uma tecnologia capaz de ser inovadora e útil.

O que é o sistema TREV?

Este sistema já patenteado pela companhia recorre a uma motorização híbrida composta por uma turbina-gerador, recorrendo a diversos ensinamentos retirados da indústria da aeronáutica, tendo por objetivo obter um equilíbrio avançado entre eficiência e prestações.

Concebido, por agora, como um extensor de autonomia, este sistema do TREV utiliza uma micro-turbina para gerar eletricidade, que alimenta os motores que dão movimento às rodas. A eletricidade em excesso gerada pela micro-turbina é armazenada em baterias de nova geração, exigindo assim menos baterias, logo, menos peso a bordo.

A Techrules vai produzir até 25 unidades por ano no final de 2017 na fábrica de Turim, em Itália, numa parceria com a L.M. Gianetti, empresa de engenharia automóvel. A produção inicial será a de uma variante para pista, seguindo-se depois uma variante homologada para estrada, além de uma gama mais convencional para lançamento nos anos seguintes com o sistema TREV incluído para eficiência otimizada.