A partir da sua apresentação original no Salão Automóvel de Chicago, em Fevereiro de 1989, o Mazda MX-5 tornou-se, de imediato, no epítome do conceito de prazer de condução, personificando o espírito dos pequenos roadsters divertidos de conduzir. Ao longo dos anos e das suas quatro gerações (da original “NA”, à actual “ND”), o MX-5 soube evoluir e acompanhar os tempos, mantendo-se sempre fiel à sua principal filosofia: proporcionar uma experiência de condução sem paralelo.
Contando hoje com mais de 1,25 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, o modelo continua a deter o recorde mundial do Guinness para o automóvel desportivo de dois lugares mais vendido do planeta.
- Novos elementos de design: entre as actualizações subtis incluem-se avançados faróis de LED, luzes traseiras revistas e uma nova opção de cor Aero Grey metalizada, que se junta a outras seis cores e composições com as capotas;
- Características de segurança melhoradas: no abrangente conjunto de sistemas de segurança inclui-se o Sistema de Aviso de Saída da Faixa de Rodagem (LDWS), Assistência à Travagem de Emergência e um novo sistema secundário de mitigação de colisão;
- Infotainment avançado: O sistema Mazda Connect actualizado inclui, a partir de agora, um ecrã táctil a cores de 8,8 polegadas, integração de smartphone em modo wireless e uma melhor qualidade de imagem da câmara de visão traseira;
- Actualizações de performance: introdução do modo DSC-Track para uma condução optimizada em pista e um novo Diferencial de Deslizamento Limitado Assimétrico[1].
O mais recente conjunto de imagens deste roadster de verão de características premium foram recolhidas nas imediações de Zadar, na Croácia, obtidas nas suas deslumbrantes estradas costeiras e de charme histórico, cenário ideal para uma experiência de condução perfeita, em que se realçaram as capacidades de ambas as variantes de carroçaria do Mazda MX-5 (ST e RF – Retractable Fastback).
Resumo da gama MX-5 2024 em Portugal
Em comercialização desde o final do primeiro trimestre do presente ano, ambas as versões de carroçaria do Mazda MX-5 de 2024 se apresentam com 3 níveis de equipamento: Prime-line, Exclusive-line e Kazari (Edição Especial).
Propostas com uma palete de 7 cores (uma sólida e seis metalizadas), as capotas são pretas nas versões em lona e na cor da carroçaria nas rígidas, reservando-se o exclusivo tom beje (ST) ou preto (RF) para as Edições Especiais MX-5 Kazari. Ambos contam de série com jantes 16×6.5J e pneus 195/50 R16 84V.
Única opção mecânica disponível em Portugal em 2024, o comprovado motor a gasolina Skyactiv-G de 1,5 litros mantém a potência máxima nos 132 cv/97 kW às 7000 rpm e o binário máximo nos 152 Nm às 4500 rpm, distribuídos pelas rodas traseiras, associando-se-lhe uma caixa manual de 6 velocidades (6MT). As reprises dos 0 aos 100 km/h cumprem-se em 8,3 segundos (MX-5 ST) e 8,6 segundos (MX-5 RF), alcançando-se velocidades máximas de 204 km/h e 203 km/h, respectivamente. Os consumos de combustível são de 6,3 l/100 km, para emissões de CO2 de 142 g/km (valores combinados, WLTP).
Os preços de venda ao público começam nos 35.947 € (MX-5 ST) e 38.447 € (MX-5 RF) da versão Prime-line. Já a edição Exclusive-line começa em 41.947 € (ST) e 44.447 € (RF). A Edição Especial MX-5 Kazari é proposta por 42.747 € (ST) e 45.247 € (RF).