A continuarem, estes números fazem retornar o mercado para valores em linha com os registados anteriormente à crise financeira e económica, muito embora o panorama das vendas automóveis tenha hoje uma descrição completamente diferente: mais do que os particulares, o setor do rent-a-car e das frotas tem agora um peso determinante.
Em termos acumulados, de janeiro a agosto de 2017, o mercado ascendeu a 184.360 veículos automóveis novos, o que representou um crescimento homólogo de 8,7%.
Por tipos de veículos, foram matriculados em agosto 11.937 automóveis ligeiros de passageiros, ou seja, mais 11,5% do que no mês homólogo do ano anterior, enquanto nos primeiros oito meses de 2017 esse valor ascendeu a 156.695 unidades, ou seja, uma variação positiva de 8,1% relativamente a período homólogo de 2016.
Nos veículos comerciais ligeiros, foram colocados em circulação 2.477 novos carros, o que representou um acréscimo de 12,7%. Entre janeiro e agosto de 2017, o mercado ascendeu a 24.181 veículos, o que representou um aumento de 11,9% face ao período homólogo do ano anterior. Já os pesados (que englobam os tipos de passageiros e de mercadorias) tiveram um forte crescimento de 89,6% em relação ao mês homólogo do ano anterior, tendo sido comercializados 438 veículos desta categoria. Nos primeiros oito meses, as matrículas situaram-se em 3.484 unidades, mais 13,9% relativamente ao período homólogo de 2016.
Mercedes-Benz surpreendeu
Se a Renault voltou a ser a marca que mais veículos ligeiros de passageiros registou em agosto, desta feita, a sua vantagem foi curta e com a Mercedes-Benz a surgir pouco atrás. A marca gaulesa matriculou 1.152 (+8,9%) unidades, enquanto a alemã registou 1.111 unidades (+5,5%), havendo ainda uma terceira marca acima dos 1.000 veículos registados, neste caso a Peugeot, que matriculou 1.052 unidades (+0,2%).
Também no âmbito das Premium, a BMW foi a quarta melhor do mês de agosto, com 903 carros registados (+15%), enquanto a Volkswagen, com 830 carros, surge a seguir, com um recuo de 3,7% face a igual período do ano passado. Valores também muito interessantes em agosto para Opel, com um total de 663 carros registados (+19%), Citroën, com 617 unidades matriculadas (+27,2%), Dacia, com 600 carros matriculados (+41,8%), Nissan, com 594 registos (+5,9%) e Toyota, que matriculou em agosto 575 unidades (+32,5%).
No cômputo dos oito primeiros meses do ano, a Renault segue na frente com números bem destacados, tendo já 21.821 unidades, tendo já um aumento de 22,9% face a igual período do ano passado, enquanto a Peugeot segue em segundo com um aumento de 8,2%, o que se traduz num total de 14.827 carros ligeiros de passageiros registados.
A Volkswagen mantém o terceiro lugar, com 11.605 unidades registadas (um decréscimo de 3,5%), mas tem a Mercedes-Benz cada vez mais perto, esta última com 11.474 unidades registadas (equivalente a um aumento de 6%) face ao período de janeiro a agosto de 2017. A BMW surge em quinto, com 10.205 unidades matriculadas, mais 1,2% do que face a 2016.
Mais abaixo, a Fiat continua a ser uma das marcas de grande volume que maior crescimento alcança em 2017, apresentando um aumento de 20,2% até ao mês de agosto. A Dacia, com um aumento de 23,6%, também alcança bons valores neste ano, o mesmo se podendo dizer do percurso da Hyundai, que até agosto leva já um aumento de 38,6%.
Agosto | Janeiro a Agosto | |||||
Unidades | % | Unidades | % | |||
2017 | 2016 | Var. | 2017 | 2016 | Var. | |
Renault | 1152 | 1058 | 8,9 | 21821 | 17756 | 22,9 |
Peugeot | 1052 | 1050 | 0,2 | 14827 | 13707 | 8,2 |
Volkswagen | 830 | 862 | -3,7 | 11605 | 12023 | -3,5 |
Mercedes-Benz | 1111 | 1053 | 5,5 | 11474 | 10823 | 6,0 |
BMW | 903 | 785 | 15,0 | 10205 | 10087 | 1,2 |
Fiat | 364 | 301 | 20,9 | 9418 | 7836 | 20,2 |
Opel | 663 | 557 | 19,0 | 9362 | 8825 | 6,1 |
Nissan | 594 | 561 | 5,9 | 8968 | 8126 | 10,4 |
Citroën | 617 | 485 | 27,2 | 7741 | 6937 | 11,6 |
Audi | 561 | 442 | 26,9 | 6194 | 6135 | 1,0 |
Ford | 462 | 515 | -10,3 | 6149 | 5861 | 4,9 |
Seat | 395 | 384 | 2,9 | 5919 | 5757 | 2,8 |
Toyota | 575 | 434 | 32,5 | 5886 | 5624 | 4,7 |
Dacia | 600 | 423 | 41,8 | 4423 | 3579 | 23,6 |
Kia | 380 | 317 | 19,9 | 3813 | 3516 | 8,4 |
Volvo | 199 | 194 | 2,6 | 3083 | 2896 | 6,5 |
Hyundai | 195 | 145 | 34,5 | 2422 | 1748 | 38,6 |
Smart | 196 | 184 | 6,5 | 2196 | 2053 | 7,0 |
Mazda | 207 | 177 | 16,9 | 1980 | 1768 | 12,0 |
MINI | 131 | 120 | 9,2 | 1923 | 1830 | 5,1 |
Mitsubishi | 120 | 111 | 8,1 | 1583 | 1577 | 0,4 |
Skoda | 101 | 149 | -32,2 | 1559 | 2090 | -25,4 |
Honda | 154 | 153 | 0,7 | 956 | 1585 | -39,7 |
Land Rover | 110 | 60 | 83,3 | 750 | 644 | 16,5 |
Alfa Romeo | 63 | 37 | 70,3 | 654 | 506 | 29,2 |
Jaguar | 53 | 44 | 20,5 | 515 | 440 | 17,0 |
DS | 37 | 25 | 48,0 | 440 | 550 | -20,0 |
Lexus | 38 | 25 | 52,0 | 292 | 251 | 16,3 |
Suzuki | 42 | 21 | 100,0 | 268 | 147 | 82,3 |
Porsche | 17 | 10 | 70,0 | 149 | 83 | 79,5 |
Maserati | 7 | 6 | 16,7 | 44 | 28 | 57,1 |
Jeep | 5 | 11 | -54,5 | 41 | 122 | -66,4 |
Ferrari | 2 | 2 | 0,0 | 16 | 11 | 45,5 |
Aston Martin | 1 | 0 | … | 10 | 5 | 100,0 |
Bentley | 0 | 2 | -100,0 | 6 | 4 | 50,0 |
Lancia | 0 | 5 | -100,0 | 2 | 30 | -93,3 |
Lamborghini | 0 | 0 | … | 1 | 1 | 0,0 |
Lotus | 0 | 0 | … | 0 | 5 | -100,0 |
Total | 11.937 | 10.708 | 11,5 | 156.695 | 144.966 | 8,1 |
Fonte: ACAP – Associação Automóvel de Portugal | ||||||
NOTA: Com base no Instrumento de Notação registado no INE sob o nº 1892, válido até 17.12.31 |