O que é que o fabricante de um dos veículos todo o terreno mais icónicos de sempre faz para atualizar o seu design para a era da eletrificação? Nada. Ou melhor, muito pouco. Por fora, só os mais atentos irão reparar nas novas entradas de ar nas extensões dos guarda-lamas traseiros, que servem para melhorar a aerodinâmica.

 

O G-Class, também conhecido como G-Wagen – diminutivo de Geländewagen, cujo significado é veículo todo o terreno –, foi criado na década de 1970 por sugestão do Xá do Irão, Mohammad Reza Pahlavi, na altura um dos principais acionistas da Daimler-Benz. No entanto, a encomenda de 20 mil veículos para o exército iraniano seria cancelada com a queda do seu regime em 1979.

Ao mesmo tempo que celebra os quarenta e cinco anos do modelo, a Mercedes-Benz apresenta o Classe G 580, um novo G-Wagen 100% elétrico com capacidades melhoradas para fora de estrada. Apesar de serem poucos os donos que se aventuram a sair do alcatrão com este SUV de luxo altamente competente. O modelo continua a ser construído à mão em Graz, na Áustria. Na fábrica só existe um robot para montar o para brisas, e tem de passar o teste no circuito na montanha de Schöckl, cuja dificuldade está para o todo o terreno, como Nürburgring está para a velocidade.

O SUV elétrico Mercedes-Benz G-Wagen 580 transporta a lenda icónica do todo-o-terreno Classe G para a uma nova era, combinando tecnologia eléctrica de ponta com o design intemporal e a robustez imponente que os entusiastas adoram.

 

Além do motor térmico, o G 580 substituiu uma grande parte dos componentes mecânicos, como as mudanças redutoras e os diferenciais de bloqueio do Classe G a combustão por quatro motores elétricos. Cada uma deles está equipado com uma transmissão de duas velocidades para proporcionar uma velocidade muito baixa e um sistema computorizado envia tração instantaneamente para a roda que mais precisa. Com 587 cv de potência total e 1164 Nm de binário, o G 580 dispõe de bloqueios virtuais do diferencial através da vectorização do torque. Tudo isto funciona na perfeição, mesmo em terrenos que desafiariam outros veículos que reclamam serem extremamente capazes. Basta premir o botão Off-Road Crawl e, só temos de nos preocupar com o acelerador e a direção, o G 580 faz o resto, sabendo quais os pneus que têm aderência e quais os que não estão em contacto com o chão.

O “capot transparente” em conjunto com a câmara de 360°, combina as imagens da câmara frontal e das duas câmaras dos espelhos exteriores, permitindo uma vista virtual da zona por baixo da secção dianteira do veículo.

Sem entradas de ar, o G 580 também consegue atravessar água até mais 15 cm de profundidade, com 85 cm contra 70 cm, do que os seus homólogos de combustão interna. Quanto à integridade estrutural da bateria, o invólucro protetor de alumínio inexpugnável e fibra de carbono é tão robusto que a Mercedes o incorporou como um componente estrutural do chassis do veículo.

O G-Wagen 580 tem ainda outros truques. Escolhendo a função G-Turn e premindo uma das patilhas do volante, ao pisar o acelerador, o G 580 faz uma pirueta sobre o seu eixo como um bailarino Sufi turco. A funcionalidade G Steering é mais prática, basta selecionar a opção e segurar no volante centrando a direção para o sistema travar a roda interior, para que este SUV com mais de 4,5 m de comprimento consiga fazer curvas apertadas tão facilmente como se fosse um pequeno utilitário.

Experiência de condução

Conduzir o G 580 é uma experiência marcada por um funcionamento suave e silencioso, apesar de estar equipado com o G-ROAR, que replica o som específico dos V8 da marca, algo que os puristas vão apreciar. Ao volante, o G 580 oferece uma entrega imediata de binário, proporcionando uma aceleração instantânea. O mesmo amortecimento adaptativo ajustável utilizado nas variantes com motor de combustão garante um extremo conforto nas deslocações, tanto na cidade, como em autoestrada. Teoricamente, uma bateria de 116 kWh, deveria resultar numa autonomia extraordinária, mas a verdade é que, com consumos na ordem dos 30.3-27.7 kWh/100 km em ciclo combinado, permite, segundo a marca, uma autonomia de apenas até 468 km (WLTP). No entanto, admite carregamento até 11 kW em corrente alternada (AC) e rápido até 200 kW em corrente contínua (DC) permitindo carregar dos 10 aos 80 % em cerca de 32 minutos.

No interior, o habitáculo exala luxo com um familiar cockpit Mercedes-Benz, materiais de alta qualidade, um sistema de infoentretenimento MBUX de última geração e funcionalidades avançadas de assistência ao condutor. O silêncio do grupo motopropulsor elétrico complementa o interior de luxo, criando uma atmosfera perfeita para longas viagens ou deslocações urbanas.

Capacidades fora de estrada

O G 580 continua a ser um colosso fora de estrada, fazendo jus à sua herança. A sua tração eléctrica está optimizada para terrenos acidentados, com motores controláveis individualmente que permitem uma distribuição precisa do binário em cada roda. Isto assegura uma tração excecional, mesmo nas condições mais difíceis, desde areia solta a inclinações rochosas. Uma versão eletrónica dos icónicos diferenciais de bloqueio, uma imagem de marca do Classe G, são mantidos no modelo elétrico, oferecendo uma versatilidade fora de estrada sem paralelo.

Conclusão

A elevada distância ao solo, os excelentes ângulos de aproximação e de saída e a robusta proteção da parte inferior da carroçaria tornam-no ideal para enfrentar trilhos difíceis. Os avançados modos de condução todo-o-terreno permitem que os condutores ajustem facilmente as definições para lama, neve ou trilhos de pedra, proporcionando subidas confiantes e descidas controladas. Disponível a partir de 148.401 euros, a primeira Edition one contempla 17 unidades do G-Wagen elétrico para Portugal que acresce mais 50 mil euros ao preço base.