O empenho em trazer a ‘gigafábrica’ da Tesla para Portugal está bem vivo. Tendo nascido por iniciativa do grupo do Facebook ‘Bring Tesla Gigafactory to Portugal’, o movimento civil mostrou o seu segundo vídeo de ‘chamamento’ a Elon Musk.

O objetivo é simples: convencer o empreendedor norte-americano a confiar em Portugal para instalar a sua nova fábrica para a produção de veículos e baterias, aproveitando os extensos recursos naturais do país e as suas infraestruturas muito avançadas, que podem vir a ser fatores decisivos para o processo de escolha.

O vídeo, levado a cabo pelos integrantes – voluntários interessados na perspetiva de se trazer para Portugal esta infraestrutura – foi apresentado na conferência denominada “Como Atrair Investimento para Portugal?”, que teve lugar no Instituto Superior de Ciências da Administração, e no qual este caso teve natural destaque.

Recorde-se que a Tesla está a investigar a possibilidade de instalar uma nova fábrica de grandes dimensões (conhecida como ‘gigafábrica’) na Europa, sendo Portugal um dos países interessados para o seu acolhimento. Contudo, conta com a concorrência de outros países, como Espanha, França, Países Baixou ou, até, da Lituânia.