No segmento dos veículos todo-o-terreno não existem muitos modelos tão robustos como o Toyota Land Cruiser. Mas mesmo o sólido japonês pouco podia fazer para resistir ao avanço de um gigantesco camião basculante com mais de 125 toneladas de peso, especialmente desenvolvido para servir em minas e pedreiras, capaz de passar sem dificuldades por cima de toda a folha. Como, aliás, as imagens documentam…
O insólito episódio passou-se numa das explorações da empresa Rio Tinto, que opera na região de Pilbara, Austrália. Segundo testemunhas no local ninguém ficou ferido apesar do aparatoso resultado final. Já o Toyota que estava parqueada no caminho daquela enorme máquina industrial não tem salvação possível.
Na reportagem da ABC.net, fontes da firma confirmaram que o camião de transporte de pedra está equipado com sistema de condução autónoma, mas que estaria a operar em modo manual no momento do caricato acidente. Pior: ao que tudo indica, o funcionário da empresa não possuía qualificação para conduzir aquele tipo de máquinas. Tratava-se de um mecânico que estaria a realizar um trabalho de manutenção não especificado, tendo inclusivamente ignorado as regras de segurança ao estacionar a sua viatura perigosamente perto da zona de atividade das máquinas industriais.
Sim, o Toyota que este homem literalmente “passou a ferro”… era seu!