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13/04/2017
Land Rover Discovery: O ícone da Land Rover foi renovado no Salão de Paris e irá surgir nas estradas na primavera dotado de mais qualidades, tanto estéticas, como tecnológicas, apresentando ainda a tradicional versatilidade off-road da marca. A gama de motores terá opções a gasolina e Diesel de quatro e seis cilindros, com destaque para os Ingenium 2.0 em alumínio (a começar nos 180 CV do 2.0 Td4). Os preços iniciam-se nos 69.111 euros.
Honda Civic Type R: A nova geração do Civic terá igualmente um modelo de altas prestações para voltar a reinar entre os desportivos compactos. Prevê-se apresentação mundial em Frankfurt (setembro) e lançamento pouco depois.
Hyundai i30: A marca não esconde a importância do seu novo modelo para o segmento C, propondo visual mais elegante, mais tecnologia, qualidade geral elevada e motores mais eficazes, a começar pelo 1.0 T-GDI. O novo i30 estará disponível na Europa no início de 2017.
SEAT Arona (Concept IBX na foto): O futuro SUV compacto da SEAT terá por base a do novo Ibiza e será um dos pontas de lança da marca de Barcelona. Motores TSI e TDI de última geração, mais conforto e o típico desenho agressivo da SEAT irão pautar este modelo que deverá chegar ao nosso país no final de 2017.
Porsche Panamera Sport Turismo: A gama do novo Panamera será aumentada em 2017 com a chegada de uma variante Sport Turismo, ou seja, uma carrinha que se juntará ao modelo de formato berlina. Por enquanto apenas se conhece a versão de testes, mas não deverá ser muito diferente do concept revelado há alguns anos.
Smart fortwo Electric Drive: A visão de citadinos elétricos é sustentada pela smart com o seu fortwo E.D., dotado de motor trifásico, síncrono, capaz de debitar 81 CV e 160 Nm de binário, suficiente para uma condução divertida, o que pode avaliar-se pelos 4,9 segundos necessários para acelerar dos 0 aos 60 km/h (11,5 s nos 0-100). A autonomia é de 160 quilómetros e chega a Portugal em abril.
Volkswagen Golf: A atualização de meio de ciclo do modelo mais vendido da Europa traz consigo desenho retocado, motores revistos e mais tecnologia a bordo. À venda no primeiro semestre em Portugal.
Volkswagen Arteon: Tendo por base uma variante mais alongada da já testada e aprovada plataforma MQB, o Arteon terá 50 mm a mais de comprimento do que o anterior CC. Apontado ao segmento das berlinas Premium, recorre à nova geração de blocos de quatro cilindros turbo a gasolina e Diesel, com potências que chegam aos 280 CV.
Honda Civic: A décima geração do popular compacto familiar chega ao mercado no primeiro trimestre de 2017, prometendo mais qualidade interior, maior dinamismo, versatilidade e gama de motores eficiente com o destaque a ir para os novos 1.0 Turbo de três cilindros e 1.5 Turbo.
Renault Mégane R.S. (ilustração de Monholo Oumar): O compacto e a carrinha já são conhecidos e estão no mercado há alguns meses, mas o desportivo continua a ser desenvolvido. O motor está a ser preparado para oferecer um valor em redor dos 300 CV, voltando a recorrer à tração dianteira. Revelação em Genebra.
Kia Rio: Ligeiramente maior, o novo Kia Rio assume um perfil mais semelhante ao do cee'd e não tão arredondado, sobretudo na traseira. Porém, a marca coreana apresenta mais equipamento, qualidade melhorada, sistemas tecnológicos mais avançados e gama de motores com base nas pequenas unidades a gasolina sobrealimentadas.
Alfa Romeo Stelvio: O Stelvio chega na senda do Giulia e prefigura a entrada da Alfa Romeo no segmento dos SUV de dimensão média. Dinâmica muito competente, versatilidade e estilo italiano. A versão de topo Quadrifoglio tem por base o motor V6 de 510 CV.
Volkswagen T-Roc: O SUV de segmento B da Volkswagen terá raízes portuguesas, já que a sua produção irá ter lugar na Autoeuropa, em Palmela. Assente na plataforma eficiente MQB, irá propor irreverência, estilo jovial, dinamismo e eficiência, essencial nos tempos que correm. Revelação mundial em Genebra.
Jeep Compass: Produzido no Brasil e com base na plataforma Small Wide que já é utilizada pela FCA para os Fiat 500X e Jeep Renegade, o Compass será vendido à escala global. Estilisticamente, segue os passos do Grand Cherokee, beneficiando igualmente de motorizações eficientes e baixo peso. Chegará à Europa na segunda metade de 2017.
Lexus IS: Estética revista, tecnologia de interface homem-máquina mais evoluída, elementos técnicos melhorados para maior qualidade dinâmica e pacote de segurança mais completo marcam a renovação do IS, cujas vendas irão começar no primeiro trimestre de 2017.
BMW X2: A BMW terá no seu novo X2 a sua mais recente aposta no segmento dos SUV compactos. A receita é simples: qualidade Premium, motores TwinPower Turbo, tecnologia avançada e desenho muito apelativo inspirado pelo concept visto no Salão de Paris. A sua apresentação deverá ter lugar no Salão de Frankfurt.
Volkswagen Polo: A nova geração do Polo irá trazer consigo mais tecnologia, uma nova base e uma gama de motores mais eficiente, a par de dinamismo e qualidade reforçados. Deverá chegar ao mercado no final do início do outono.
SEAT Ibiza (na foto o modelo de 2016): O novo utilitário da SEAT deverá ser revelado no Salão de Genebra de 2017, tirando partido dos méritos de eficiência da plataforma MQB-A0 do Grupo Volkswagen. Motores a gasolina e Diesel melhorados, dinâmica mais apurada (incluindo versão Cupra) e mais segurança prefiguram as novidades do Ibiza para 2017.
Nissan Micra: A Nissan quer deixar de viver apenas à sombra do Qashqai e do Juke e a sua mais recente aposta é o Micra. Propondo um corte radical com a anterior geração, o Micra elabora as premissas da qualidade e da dinâmica, além de oferecer mais itens de tecnologia e uma vertente mais profunda de personalização. Chega ao mercado no primeiro trimestre de 2017.
Ford Fiesta: Melhorando estética e qualitativamente, o novo Fiesta tem diversas melhorias presentes, como o desenho do interior ou o espaço a bordo. Na gama de motores, destaque para o 1.0 EcoBoost de três cilindros, mas agora com desativação de um cilindro para maior poupança. Tecnologicamente, será mais evoluído.
Ford Fiesta Active: Crucialmente, o Fiesta de 2017 conta, também, com uma variante mais versátil – Active. Esta conta com imagem mais arrojada, com maior altura ao solo, barras no tejadilho e um kit estético distinto com proteções inferiores. Uma novidade absoluta na gama Fiesta que volta a ter nos motores 1.0 EcoBoost uma mais-valia.
Nissan Juke: Embora ainda não confirmado, o novo Juke deverá ser revelado no Salão de Frankfurt, ainda que não se conheçam grandes detalhes do novo SUV de segmento B. Na foto o Gripz Concept que dá indícios sobre o estilo da Nissan para o futuro.
Skoda Octavia: O familiar da gama checa recebe estilo mais atual, com a dianteira a ganhar um cunho muito próprio, munindo-se igualmente de novos sistemas tecnológicos, melhoria da qualidade geral e gama de motores de última geração do Grupo Volkswagen. Uma versão Octavia RS também será lançada.
Skoda Yeti: A Skoda é outra das marcas que pretende apostar nos SUV e o Yeti é a próxima aposta da marca checa para aumentar as vendas. Com a base MQB à disposição, este modelo irá adotar uma imagem mais assumida de SUV e estilo mais dinâmico, mas com os traços da Skoda bem patentes.
Ferrari F12M: O sucessor do Ferrari F12 deverá ser apresentado no Salão de Genebra, em março, mostrando um visual desportivo melhorado, com alguma inspiração no 488 GTB e no GTC4Lusso, mas com o foco principal a incidir no V12 de elevada capacidade que deverá ver a sua potência aumentada naquele que poderá ser o 'canto do cisne' para as arquiteturas V12 atmosféricas.
Volvo V90 Cross Country: A precursora da fórmula das carrinhas robustas está de volta com a sua gama 90, apostando num desenho imponente e em mais sistemas de segurança e de conectividade. Maior altura ao solo, proteções inferiores e motores de quatro cilindros de última geração marcam esta carrinha versátil.
Tesla Model 3: Um dos modelos que maior expectativa tem gerado, com um número de encomendas que supera já as 300 mil. Totalmente elétrica, esta berlina procura concorrer com as propostas das marcas Premium com um custo acessível. Será essencial para o sucesso da Tesla.
Jaguar XF Sportbrake: A carroçaria carrinha prepara a sua chegada à gama do XF, devendo ser apresentada em março de 2017 no Salão de Genebra. Com mais espaço para passageiros e bagagens, o XF Sportbrake terá também uma gama de motores atualizada e detalhes de equipamento específicos.
Toyota Prius Plug-in: A versão mais eficiente da gama Prius chegará em 2017, com uma tecnologia híbrida Plug-in evoluída. A autonomia em modo elétrico foi ampliada para os 50 quilómetros e a velocidade máxima passou para os 135 km/h graças a uma nova bateria de 8.8 kWh. A marca aponta consumo de 1,0 l/100 km e emissões de apenas 22 g/km de CO2.
BMW Série 5: Assente em nova plataforma CLAR e novos materiais para a construção (recorrendo ao alumínio), o novo Série 5 promove uma redução de peso substancial, na ordem dos 100 kg consoante o modelo. Ainda que não revolucione em termos estéticos, o Série 5 apresenta uma série de motorizações de última geração TwinPower Turbo, além de novas tecnologias de segurança.
Peugeot 5008: Tal como fez com o 3008, a Peuugeot aposta numa fórmula completamente SUV para o seu novo 5008, dotando-o de visual mais arrojado, tecnologia acessível como a do i-Cockpit e dinamismo melhorado, além de maior versatilidade interior.
Suzuki Ignis: Depois de um período de 'acalmia' na Europa, a Suzuki está a voltar em força e o Ignis é um dos modelos que chegará ao nosso país com uma receita peculiar de pequeno SUV num segmento em que a escolha ainda não é muito ampla.
Mazda CX-5: A marca japonesa reinventa o ciclo e tem no CX-5 o primeiro da segunda leva de modelos da era Skyactiv. Mais dinâmico, mais eficiente, com mais equipamento tecnológico e ligeiros ajustes na imagem, o CX-5 chega ao mercado nacional no primeiro semestre do ano.
Mercedes-Benz Classe E All-Terrain: A marca alemã quer ter um modelo em todos os segmentos e, com isso em perspetiva, colocará nas estradas na primeira metade de 2017 o seu Classe E All-Terrain, um modelo que replica a fórmula Cross Country da Volvo para uma maior versatilidade na utilização em termos de terrenos.
Alpine A220: Um dos regressos mais badalados da indústria automóvel será o da Alpine, que voltará ao ‘ativo’ em 2017 ao abrigo do esforço da Renault. Com comercialização prevista para meados de 2017, o chassis tem afinação dos engenheiros da Renaultsport, potência em redor dos 250 cv e peso contido na ordem dos 1.100 kg.
Volvo V40: Previsto para um lançamento mundial, o novo V40 terá por base a plataforma CMA, voltando a contar com os méritos da eficiência oferecida por uma gama de motores de última geração Drive-E, peso mais baixo e reforço na tecnologia de segurança. O estilo será inspirado na dupla de concepts 40 que a marca revelou no ano passado (na imagem, o 40.2).
MINI Countryman: A MINI atualizou por completo o seu robusto Countryman e esticou-o para os 4,29 metros de comprimento, apresentando assim mais habitabilidade, devido à sua base UKL2 da BMW. Grande novidade, em termos de motorizações, é a versão Plug-in híbrida Cooper S E Countryman All4, com 224 CV de potência e autonomia elétrica de 40 quilómetros.
Suzuki Swift: O pequeno utilitário da Suzuki vai ficar à venda no Japão no início de janeiro, mas será preciso esperar até meados do ano para colocar as mãos na versão europeia. A aposta está numa imagem mais jovem, melhoria da qualidade interna, adoção de mais tecnologia de segurança e motores mais eficientes, entre a versão micro-híbrida e a desportiva.
Lexus LC 500: Modelo desportivo de formas agressivas com vertente híbrida incluída. A versão de base terá motor V8 de 5.0 litros e 473 CV associada a caixa de 10 velocidades. A variante LC500h recorre a um sistema híbrido ‘Multi Stage’, aliando sistema híbrido tradicional (V6, motor elétrico e uma bateria de iões de lítio) a uma caixa automática de 4 velocidades.
Mazda MX-5 RF: A versão de teto rígido do MX-5 introduz um estilo coupé muito peculiar. Chega na primeira metade de 2017 com a mesma gama de motores do roadster.
Toyota Yaris Sport: Procurando recuperar o seu posicionamento enquanto marca também desportiva, a Toyota vai lançar uma variante desportiva do Yaris, suportando igualmente o esforço da marca no Mundial de Ralis. Ainda não se conhecem nome, detalhes técnicos e data de lançamento. Poderá estrear a denominação Gazoo em modelos de estrada.
Opel insignia Grand Sport: Mais dinâmico do que nunca e altamente eficiente. Eis a forma como a Opel apresenta o seu novo Insignia Grand Sport, modelo que foi concebido sobre uma nova plataforma e que beneficia de uma ‘dieta’ rigorosa (até 175 kg) para se tornar mais dinâmico e mais competente nas prestações e no comportamento em estrada. Terá mais tecnologias (como o OnStar) e motores a gasolina e Diesel de nova geração da Opel.
Jaguar I-Pace: Posicionado num patamar paralelo ao do F-Pace, este novo SUV representa o início da aposta da marca na tecnologia elétrica, com autonomia em redor dos 500 quilómetros. Apesar de só se conhecer o concept, o I-Pace deverá contar com estilo semelhante e dois motores elétricos para uma potência total a rondar os 400 CV.
Kia GT: A visão da Kia para uma berlina desportiva de quatro portas. Será revelada em Detroit, no início de janeiro, e terá um particular foco na vertente dinâmica com motor de elevada potência.
Hyundai i30 N: O novo i30 desportivo tem mecânica evoluída por Albert Biermann, engenheiro recrutado pela marca coreana à BMW M Performance, cuja ‘missão’ atualmente passa pelo estabelecimento de um comportamento e prestações mais consentâneas com as ambições da companhia. Deverá utilizar um motor 2.0 turbo de quatro cilindros com potência em redor dos 260 CV.
Mitsubishi ASX: Um dos modelos mais vendidos da Mitsubishi começa a acusar o peso da idade, pelo que a marca dos três diamantes ultima já a nova geração deste SUV compacto. Deverá ter como inspiração o concept XR-PHEV II (na foto) apresentado no Salão de Genebra de 2015 e uma gama de motores com variantes a gasolina e Diesel, além de uma previsível versão Plug-in híbrida.
Audi Q5: A Audi aposta na nova geração do Q5 para manter a sua posição nos SUV Premium, assentando numa variante mais curta da plataforma MLV Evo, assim permitindo-lhe baixar o peso na ordem dos 100 kg face ao modelo anterior. A distância entre eixos é maior, tendo a marca procurado também melhorar a qualidade em todos os aspetos e a eficiência, em especial com o motor 2.0 TDI de 190 CV como versão de partida.
Audi A8: A futura berlina de topo da marca está já em preparação, revelando uma grande aposta nas tecnologias de condução autónomas, mas também com uma imagem mais diferenciada. Gama de motores a gasolina e Diesel de elevada eficiência e habitáculo com detalhes de requinte para batalhar com os Mercedes-Benz Classe S e BMW Série 7. Revelação prevista para o Salão de Frankfurt.
Opel Crossland X:A Opel prepara uma verdadeira ofensiva de novos modelos para os próximos anos. Um dos mais importantes será o Crossland X, que surge como um SUV compacto de pouco mais de quatro metros. A sua plataforma é a mesma do Peugeot 2008, devendo recorrer à nova geração de motores da marca, a começar pelo 1.0 turbo.
Opel Ampera-E: O primeiro dos modelos 100% elétricos da casa de Rüsselsheim, numa proposta que visa conciliar habitabilidade, versatilidade e uma autonomia em redor dos 500 quilómetros. Será um dos elétricos de nova geração a chegar ao mercado, previsto para o final do primeiro semestre.
Renault Koleos: A gama de SUV da marca francesa amplia-se com a chegada do Koleos, num nome que regressa à ribalta. Estilo moderno e dinâmico, habitabilidade e tecnologia são parte do pacote que a Renault propõe para este seu novo SUV. Terá apenas um motor Diesel de 160 CV de potência. Chega em junho.
Volvo XC40: Além do V40, a marca sueca prepara também uma primeira aposta nos SUV compactos com o seu XC40, um modelo que tem por base também a plataforma CMA como o novo V40. Eficiência e novas tecnologias de segurança e conectividade fazem parte do leque de características deste novo SUV sueco.
Toyota Supra: O modelo que se encontra nas imagens está a ser desenvolvido em parceria com a BMW, num esforço conjunto para o desenvolvimento de modelos desportivos de nova geração. Na Toyota será um novo Supra, previsivelmente com motores a gasolina de alta eficiência e uma variante híbrida que retira dividendos da experiência da marca no Mundial de Endurance.
Kia Picanto: O mais pequeno dos Kia será também renovado para uma nova geração, dando seguimento ao sucesso que a anterior mereceu. Estilo mais dinâmico, marcado pela grelha típica da marca (nariz de tigre), maior qualidade a bordo, dinâmica revista e motores de 1.0 litro mais eficientes serão traços do novo modelo.
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