O primeiro carro voador já está à venda e tem licença para circular em estradas públicas, embora o seu preço o torne proibitivo para a grande maioria das pessoas.

Com entregas previstas para o final de 2018, o novo PAL-V Liberty Pioneer Edition tem um preço de 499.000 euros (sem impostos), respeitando na íntegra a legislação atual para uso nas estradas e no ar, de acordo com esta pequena companhia com base nos Países Baixos. Este será o modelo de lançamento (daí o termo ‘pioneiro’), com o seu custo a incluir, também, o valor de aulas de pilotagem e diversas opções de personalização suplementares que não serão oferecidas no modelo de base.

No total, a marca vai produzir um total de 90 exemplares, dos quais cerca de metade serão para a Europa. Finda a produção dessa edição especial Pioneer Edition, a PAL-V passará a oferecer o carro/avião em versão mais ‘despida’ Sport por um preço de 299.000 euros. Nesse preço incluem-se também as aulas de pilotagem, mas muito menos possibilidades de personalização

Este modelo tem um formato altamente aerodinâmico, com três rodas, asas e rotor retráteis para poder circular nas estradas. A marca garante, no seu site, que o carro é ágil em estradas sinuosas, podendo contornar obstáculos com uma sensação de condução de um desportivo. Tem uma configuração de dois motores, um para voar e outro para a condução na estrada, e lotação para dois ocupantes. O motor para condução tem uma potência de 100 CV e velocidade máxima de 161 km/h, acelerando dos 0 aos 100 km/h em cerca de nove segundos. No ar, o motor disponibiliza 200 CV e pode alcançar os 3.500 metros de altitude para uma velocidade máxima de cerca de 180 km/h. A autonomia varia consoante o modo de utilização: na estrada é de 1.315 quilómetros, no ar é de 500 quilómetros.

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O processo de transformação de carro para veículo voador leva entre cinco e dez minutos, não se tratando de uma operação 100% automática, já que o condutor/piloto tem de montar a secção posterior para voar, incluindo as asas.

O processo de descolagem e de aterragem necessita de um espaço de cerca de 200 metros sem obstáculos, pelo que levantar voo em estradas abertas ao público será tarefa complicada. A PAL-V assume que os aeródromos e pistas para aeroplanos são os locais mais apropriados. Em caso de emergência, a PAL-V garante que este modelo tem “entre 40 e 250 mais opções” para aterrar de forma segura caso um motor falhe. Será construído no país das tulipas, tendo cumprido uma série de testes ao longo dos últimos anos.

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