Muitos dos acidentes de viação que vemos diariamente nas estradas lusas devem-se ao facto dos veículos circularem com pneus de má qualidade, em mau estado, “carecas” ou com rasgos profundos na borracha, o que significa que o bom desempenho de um automóvel na estrada está intimamente ligado ao estado de conservação dos pneumáticos.
Seguem-se 10 conselhos para tentar prolongar um pouco mais a vida útil dos pneus do seu carro.
1 – Atenção à pressão
As temperaturas afetam a pressão dos pneus. Quando existem mudanças radicais no termómetro, os pneus têm tendência para perder pressão. Se habitar em zonas de grandes amplitudes térmicas, redobre os cuidados
2 – De um eixo para o outro
3 – Prazo de validade
Os pneus também têm data de validade. A duração ideal das propriedades dos componentes que compõem a borracha de um pneu é de cerca de cinco anos. Quando comprar pneus novos, se tiverem mais de dois anos, ainda estão em condições, mas aproveite para discutir um desconto superior.
4 – Desgaste não homogéneo
5 – Embelezadores de roda
São para isso que lá estão, se não terá de andar com a jante de ferro preta. Prenda-os bem à jante de aço e para isso pode recorrer a braçadeiras de plástico. Esteticamente podem não ser muito apelativas, mas são garantia de que não vai perder os “tampões”. Para além da função estética, protegem a jantes de agentes exteriores… como da ferrugem e corrosão.
Lubrificar as porcas das jantes do seu carro é meio caminho andado para que, em caso de furo, a substituição da roda furada ocorra de forma mais célere. Por isso mantenha-as lubrificadas. Pode fazê-lo com o famoso WD-40. Se nunca foram lubrificadas podem ganhar ferrugem com facilidade que depois de pode estender a outros órgãos.
7 – Jantes bem lavadas
Limpar ou lavar as jantes do automóvel com alguma frequência, evita o aparecimento de manchas e nódoas. Tenha cuidado com os passeios e buracos na estrada. Não estacione o carro com o pneu suspenso no passeio ou pressionado contra o lancil.
A verificação do alinhamento da direção deve ser feito a cada 20 mil km. Deverá fazê-lo sempre que comprar pneus novos ou sem que “calibrar” os usados. Ter a direção alinhada vai permitir aumentar a vida útil dos pneus.
9 – As válvulas são importantes
Esteja atento às tampas das válvulas dos pneus. Quando um automóvel não tem tampas nas válvulas dos pneus significa que este está mais suscetível a ter uma fuga, seja pela acumulação de sujidade e humidade na própria válvula do pneu, que também pode ficar inoperacional com a acumulação de terra naquela local.
10 – Nos postos de abastecimento
Sempre que se desloca a uma estação de serviço para colocar ar nos pneus, realize um pequeno teste para perceber se a máquina está a funcionar corretamente. Deve colocar o seu polegar e premir o ar contra a saída do pipo da bomba. Se o dedo ficar molhado, significa que existe humidade no circuito da máquina e que pode provocar variações na pressão dos pneus. Ou seja, pensa que está a colocar o valor correto quando está a “injetar” humidade para dentro do pneu.
Caixa 1
Mesmo seguindo estes nossos dez mandamentos, vai chegar o dia em que terá de trocar os pneus do seu carro. A troca de pneus é muito importante, por isso, a Carros & Motores deixa-lhe mais alguns conselhos que pode seguir quando se decidir pela comprar de uns pneus novos.
1. Use pneus idênticos aos montados de origem;
Utilize quatro pneus do mesmo tipo, em termos de tamanho e de construção, a menos que o construtor do veículo sugira que possam ser usados pneus diferentes de acordo com os eixos. Exceção para uso limitado do pneu sobresselente;
2. Quando instalar pneus com padrão direcional, colocar a marca de direção impressa no pneu de acordo com a direção de rotação do pneu;
3. Instale pneus com padrão não simétrico de acordo com as instruções de instalação impressas nos pneus, tais como “lado virado para o exterior” e “lado virado para o interior”;
4. Utilizar jantes adequadas às especificações dos pneus. O diâmetro exterior da jante e o interior do pneumático devem ser coincidentes.
5. Não instale pneus em jantes danificadas ou que foram soldadas durante a sua reparação;
6. Siga as instruções do manual do construtor do veículo ou da placa de informação sobre pressão de ar dos pneumáticos para manter a pressão correta. Não aumente ou reduza a pressão de ar de um pneumático quando este se encontra quente depois de conduzir. A pressão de ar excessiva ou reduzida é perigosa e pode provocar um acidente ou danificar o pneu;
7. Substitua imediatamente o pneu sempre que se verifiquem algumas das seguintes situações: a) se existem cortes; b) se se vêm os cabos ou arames; c) se existem gretas ou cortes profundos que exponham as capas de nylon.
8. Não aperte excessivamente os parafusos da roda. O ideal é utilizar uma chave dinamométrica.