Todos os Jaguar à disposição com um único volante

04/09/2017

Mais do que um único modelo da Jaguar, a marca britânica acredita que, no futuro, será possível a um cliente aceder a toda a uma gama de carros a partir do… volante.

De acordo com a mais recente tecnologia inventada pela Jaguar, que tem vindo a dar passos bastante fortes no campo da conectividade, os seus clientes poderão comprar um volante, denominado Sayer (em honra de um dos seus designers históricos, Malcolm Sayer, que colaborou com a marca entre 1951 e 1970) que lhe dará acesso a uma série de modelos.

Este volante, que é extraível e assim pode ser levado com o cliente para casa, recorre a novos avanços no campo da inteligência artificial (AI) e pode também comportar ativação por voz, permitindo dessa forma uma interação falada com o Sayer.

Um dos exemplos passa pelo estabelecimento de uma rota de navegação a partir do pedido do condutor, ‘desenhando’ o trajeto a cumprir e dizendo até ao condutor a que horas deverá estar pronto para iniciar viagem de forma a chegar ao destino a uma determinada hora. Neste sentido, o volante – independentemente do carro – fará chegar à morada do cliente um veículo autónomo e, se assim for desejado, poderá também guiar num deteminado momento que o volante indicará.

Ou seja, para a Jaguar, a posse de um automóvel pode passar unicamente pelo volante, dando assim uma nova abordagem ao tema da partilha automóvel.

Esta e outras tecnologias serão reveladas ao abrigo de um evento levado a cabo pela Jaguar Land Rover no próximo dia 7 de setembro na universidade de arte, design e tecnologia central de Saint Martins, em Londres, a que a companhia atualmente detida pelo Grupo Tata, deu o nome de TechFest. O objetivo deste evento é analisar o futuro da mobilidade, estando já garantida a presença de Ralf Speth, CEO da Jaguar Land Rover.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.