M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A próxima geração do Honda NSX deverá ser completamente elétrica, podendo tornar-se o primeiro supercarro elétrico construído por um construtor tradicional, esperando-se potência na casa dos 1000 cv. A mais recente geração do NSX começou a ser vendida o ano passado, com as marcas Honda e Acura (na América do Norte), pelo que vai ser preciso esperar pelo menos até 2023 para ver o futuro bólide japonês.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Até lá, a Honda já nos mostrou qual poderá ser a tecnologia usada. A marca nipónica já criou um modelo de competição, o Acura EV Concept, um modelo de 1000 cv que foi utilizado na Rampa Internacional de Pikes Peak o ano passado. Enquanto o NSX de estrada combina um motor V6 biturbo com dois motores elétricos traseiros, o EV Concept tem quatro motores elétricos, um por cada roda.

O modelo de competição tem a capacidade de gerir a potência para cada roda de forma independente, garantindo um sistema de quatro rodas motrizes sem veios de transmissão, apenas com controlo eletrónico. O principal problema é que esta tecnologia ainda necessita de um sistema de refrigeração de dimensões consideráveis para evitar aquecer, mas durante os próximos anos este problema deverá ser resolvido.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.