Publicidade Continue a leitura a seguir

Ratos aprenderam a conduzir… e até relaxam quando o fazem!

Publicidade Continue a leitura a seguir

Cientistas da Universidade de Richmond ensinaram ratos de laboratório a conduzir pequenos veículos. E os estudos revelam que os marcadores de stress dos roedores diminuem…

Um grupo de investigadores da Universidade de Richmond, nos Estados Unidos, conseguiu demonstrar que os cérebros dos ratos são ainda mais flexíveis do que se pensava e que aqueles roedores têm mesmo a capacidade de aprender a realizar tarefas tão complexas como… conduzir!

Isso mesmo; os conseguiram colocar ratos a conduzir pequenos veículos elétricos, numa experiência que envolveu seis fêmeas e onze machos, com a missão de chegar à comida colocada no fim do trajeto, num dos cantos da pequena arena de testes.

No interior dos pequenos carros improvisados, três placas instaladas no piso reagem ao toque do roedor para movimentar o veículo para a esquerda, direita ou em frente mediante um circuito elétrico. Sempre que as cobaias pressionavam a barra da frente recebiam um cereal, como forma de recompensa. Desta forma, aprenderam a «conduzir e a navegar em padrões até então desconhecidos para conseguirem chegar às recompensas», pode ler-se na reportagem publicada pela New Scientist.

Mais: em entrevista à CNN, Kelly Lambert, neurocientista e professor que liderou o projeto, explicou que para os ratos a condução parece ter efeito calmante, uma vez que os testes efetuados e todos os marcadores de stress indicaram que os roedores estariam mais relaxados no final de cada percurso.