Potente, desportivo e imponente, reflete os elevados padrões da marca no que toca ao desenvolvimento e construção de automóveis. O RS e-tron GT Performance é um exemplo dinâmico da mobilidade elétrica na Audi.
Para além de um motor síncrono de ímanes permanentes (PSM) no eixo dianteiro, com um eixo de transmissão reforçado e uma potência de 252 kW (342 cv), o Gran Turismo elétrico também apresenta um PSM recentemente desenvolvido no eixo traseiro, com uma potência de 415 kW (564 cv).
A maior densidade de cobre no enrolamento especial em gancho do estator dos motores elétricos maximiza a condução da corrente. Além disso, o rotor do motor elétrico traseiro é mais compacto e leve. No total, a Audi reduziu o peso do motor elétrico no eixo traseiro em dez kg. Ambos os motores elétricos têm ainda reservas de potência para situações de condução dinâmica. O Launch Control pode utilizar brevemente os recursos da bateria de alta tensão (HV) e dos motores elétricos para alcançar uma potência de até 680 kW (925 cv).

Além disso, o eixo dianteiro dispõe de um novo componente eletrónico de potência com um inversor de impulsos aperfeiçoado, que permite correntes de descarga mais elevadas, até 600 amperes — mais 300 amperes do que nas outras variantes, o Audi S e-tron GT e o Audi RS e-tron GT. O eixo traseiro também opera a 600 amperes. A Audi aumentou a recuperação da travagem para 400 kW.
O valor máximo de desaceleração é de 4,5 m/s². Até este valor, o carro confia exclusivamente na recuperação de energia. A recuperação durante a desaceleração foi aumentada para 0,6 m/s² e 1,3 m/s² (anteriormente 0,3 e 0,6 m/s²).
Gestão térmica adaptada para uma potência extra estável
Um dos objetivos de desenvolvimento para o modelo de performance foi alcançar uma elevada eficiência em todas as faixas de carga e garantir a disponibilidade de potência repetida. Assim, é possível haver uma maior previsibilidade e uma performance superior. A gestão térmica adaptada e a interconexão inteligente dos quatro circuitos de refrigeração desempenham um papel essencial — especialmente no modo de performance RS, uma característica exclusiva do modelo topo de gama.
A nova composição química das células também contribui para o aumento da potência do RS e-tron GT Performance, com um rácio de mistura ajustado de níquel, cobalto e manganês, e uma capacidade bruta de armazenamento de 105 kWh (97 kWh líquidos). O que resulta numa maior capacidade energética e em correntes de carga e de condução mais elevadas em comparação com o modelo anterior. As correntes máximas de carga foram aumentadas para 400 amperes. Quando o Launch Control está ativado, é possível que a corrente atinja até 1.100 amperes.
Isso também se aplica quando se utiliza a nova função push-to-pass no RS e-tron GT Performance, que oferece um aumento de 70 kW na potência a velocidades superiores a 30 km/h durante até dez segundos, conforme indicado por um cronómetro no cockpit virtual. Quando o condutor ativa o push-to-pass, a bateria utiliza o mesmo mapa que usa para o Launch Control. Simultaneamente, os componentes de propulsão mudam automaticamente para o modo dinâmico do Audi drive select. Após um mínimo de dez segundos de regeneração, a função pode ser ativada novamente. Uma nova placa de arrefecimento com arquitetura U-Flow assegura uma transferência homogénea de calor e frio. As células mais quentes na bateria HV limitam sempre a corrente de carregamento. Na Audi, o princípio-chave de “performance” também se aplica à experiência de carregamento. A potência máxima de carregamento foi aumentada em 50 kW, até um total de 320 kW. Desta forma, permite que a bateria HV do veículo carregue de 10 a 80 por cento em apenas 18 minutos numa estação de carregamento de alta potência (HPC) sob condições ideais.
Suspensão ativa e Audi drive select com modos RS individualmente configuráveis
O sistema de gestão dinâmica Audi drive select permite ao condutor controlar o caráter do veículo como já é habitual. Dispõe de três perfis: eficiência, conforto e dinâmica. Além disso, existem dois modos específicos RS, RS1 e RS2, que são configuráveis individualmente, permitindo ao condutor ajustar a condução, a suspensão, a altura da carroçaria e o som. Estes modos podem ser ajustados diretamente no comando de controlo à direita dos dois botões vermelhos no volante, que é plano na parte superior e inferior.
Como uma característica exclusiva, o RS e-tron GT Performance dispõe do modo RS Performance, concebido para a configuração ideal em circuitos exigentes e em caminhos de montanha sinuosos. As forças verticais nas rodas foram melhoradas para proporcionar a melhor dinâmica neste modo. Estas características especiais permitem um perfeito controlo do binário de propulsão nos limites de aderência.
O modo Performance também ajusta as características do controlo de deslizamento, vectorização de binário, afinação da suspensão, aerodinâmica e estratégia de arrefecimento. Neste modo, o carro utiliza a mesma estratégia de mudança de velocidades que no modo Dinâmico, o que significa que o RS e-tron GT Performance mantém a primeira marcha da caixa de duas velocidades o máximo de tempo possível para tornar a aceleração mais dinâmica.
Pneus de alta performance para mais aderência ou pneus de longa duração para uso diário
A sua composição e construção interior foram especialmente adaptadas para o RS e-tron GT Performance. Os designers tiveram especial atenção aos materiais utilizados na produção destes pneus personalizados, sem comprometer a segurança ou a performance. Os pneus são fabricados com 55% de materiais renováveis ou reciclados, incluindo 35% de fontes renováveis, como borracha natural, e 20% de conteúdos reciclados, como borracha moída ou negro de carbono proveniente de pneus usados.
No pináculo das dinâmicas de condução do Audi RS e-tron GT Performance, os pneus de performance foram testados em pista e avaliados em diversas condições ambientais. A aderência aperfeiçoada melhora a condução em superfícies secas e molhadas, permitindo uma maior aceleração lateral, uma resposta de direção mais precisa e um melhor desempenho de travagem. Mesmo em caminhos sinuosos de montanha, os pneus de performance oferecem reservas suficientes para manter o RS e-tron GT Performance com o espírito desportivo esperado de um Gran Turismo.
Acabamento em carbono combina sofisticação estética e funcionalidade
Os elementos de design do Audi RS e-tron GT Performance são altamente distintos. O teto em carbono escurecido em mate, opcional, pode ser combinado com outros detalhes em carbono, que a Audi está a utilizar pela primeira vez e são exclusivos para esta variante. O acabamento em carbono é aplicado nos revestimentos do para-choques, na faixa lateral, em partes do difusor e nos espelhos laterais. A nova cor exterior Bedford Green também está disponível especificamente para o RS e-tron GT Performance.
No interior, um dos destaques é o novo e exclusivo pacote de design, que inclui costuras em Serpentine Green para combinar com o exterior Bedford Green e bancos ajustáveis em 18 posições. Os acabamentos decorativos também estão disponíveis em carbono mate para corresponder ao exterior. Em homenagem ao Audi Avant RS 2 de 1994, cujos mostradores analógicos também eram brancos, o RS e-tron GT Performance inclui um indicador de potência e um velocímetro brancos como características digitais especiais.
Experiência sonora desportiva rica em detalhe
No RS e-tron GT Performance, o condutor pode ajustar o som do veículo – desde a tranquilidade de um sistema elétrico até uma experiência sonora mais envolvente. O som desportivo, forte e de alta qualidade do e-tron Sport vem de série. Como uma expressão audível do carácter progressivo do Gran Turismo, o som no habitáculo foi trabalhado para este modelo Performance. A afinação foi feita com precisão, especialmente na faixa de velocidade sem carga de 70 a 90 km/h. No porta-bagagens, encontram-se duas unidades de controlo e amplificadores que geram sons distintos para o exterior e para o interior, emitidos através de dois altifalantes – um para fora e outro para dentro do veículo.
O som digital é baseado em dados como a velocidade dos motores elétricos, a posição do pedal do acelerador, a velocidade do veículo e outros parâmetros. O resultado é um som sintético derivado de 32 fontes individuais – que vão desde gravações reais até áudio sintetizado editado – proporcionando uma representação autêntica e altamente detalhada do funcionamento do sistema de propulsão.
Precisão, perfeição, paixão e atenção ao detalhe – produção em pequena série em Böllinger Höfe
O novo RS e-tron GT Performance também é produzido na fábrica da Audi Sport GmbH em Neckarsulm. Em Böllinger Höfe, utilizam-se tecnologias especialmente adaptadas, mas a fase final é confiada a colaboradores experientes, com olhares atentos e mãos hábeis. Os cerca de 500 funcionários da fábrica de Böllinger Höfe receberam formação avançada e abrangente para a nova família de modelos e-tron GT. Antes do início da produção, alguns processos e sistemas foram ajustados para permitir a instalação dos novos destaques do produto. Por exemplo, a montagem da inovadora suspensão ativa foi integrada como uma nova etapa no processo de instalação.
No ciclo 20 da linha de montagem, realiza-se o “casamento” do Audi e-tron GT, onde a carroçaria montada se junta à bateria, aos motores elétricos e à suspensão. Os principais componentes tecnológicos são colocados num suporte de peça que se desloca sobre um transportador de rolos, permitindo que seja posicionado sob a carroçaria com precisão milimétrica. Utilizando ferramentas inteligentes e autocalibráveis, os colaboradores fixam a bateria e os componentes de propulsão à carroçaria em 74 pontos distintos.
A produção em pequena série em Böllinger Höfe serve como laboratório real para o avanço da digitalização na produção e logística. Aqui são testadas, aperfeiçoadas e, eventualmente, adaptadas para a produção em grande escala, soluções inteligentes para uma fábrica totalmente integrada e inteligente, como é o caso da fábrica de Neckarsulm.