A quinta geração do Hyundai Santa Fe apresenta um design mais musculado e irreverente, refletindo uma verdadeira revolução tanto no exterior como no interior. A nova versão traz uma estética moderna e robusta, aliada a inovações tecnológicas e maior conforto, consolidando-se como um SUV topo de gama.

 

Texto: Bruno Contreiras Mateus

A quinta geração do Hyundai Santa Fe apresenta um design robusto e imponente, marcado por linhas musculadas que evocam aventura e lazer. Desenvolvido para experiências fora de estrada, destaca-se como um modelo ideal para passeios familiares. O capô elevado domina a dianteira, complementado por faróis em forma de H que reforçam o caráter do veículo. Logo abaixo, o para-choques altivo confere uma presença distinta, sublinhando o estilo arrojado e funcional do SUV premium da Hyundai.

O perfil lateral do Hyundai Santa Fe evidencia as linhas direitas e a dimensão generosa do SUV, com 4,83 metros de comprimento e uma altura ao solo de 1,77 metros. A maior distância entre eixos garante um interior espaçoso para até sete passageiros. O design combina um tejadilho longo e cavas das rodas robustas, que acomodam pneus com jantes imponentes de 20 polegadas. Esta abordagem transmite uma sensação de grandeza e versatilidade, reforçando a presença marcante do modelo.

A traseira do Hyundai Santa Fe destaca-se pelo design irreverente, com linhas limpas e um toque marcadamente nipónico, que pode gerar alguma estranheza, mas também surpreender pela originalidade. A porta traseira alargada não apenas contribui para o estilo único, mas também oferece um acesso amplo à bagageira, ideal para atividades ao ar livre. Com o portão traseiro aberto, o espaço pode ser aproveitado como assento, oferecendo mais comodidade em passeios familiares fora de estrada.

Ainda que o Hyundai Santa Fe seja ligeiramente mais curto que o Volvo XC90, com menos 12 milímetros, ambos têm 1,90 metros de largura. Isso contribui para uma sensação de exclusividade e amplo espaço, mantendo o SUV competitivo no segmento premium.
O novo modelo está disponível em 10 cores, incluindo as clássicas preto e branco, metálicas como prateado e cinza, além de novas opções vibrantes, como verde pérola, laranja terracota e azul pérola. Acabamentos mate em tons de latão e branco também estão disponíveis.

No interior, o Hyundai Santa Fe impressiona pelo espaço generoso e conforto a bordo. O acesso tanto aos lugares da frente como aos traseiros é fácil, e até a terceira fila, embora mais compacta, consegue acomodar adultos, desde que não sejam muito altos. Com a última fila rebatida, o espaço da mala coloca-se entre os maiores da categoria, oferecendo versatilidade e conveniência para diferentes necessidades.

O novo tabliê do Hyundai Santa Fe segue a linha do Tucson – como tivemos já oportunidade de salientar na apresentação do SUV do segmento C –, com um design horizontal, mas a consola central apresenta uma diferença. Embora o uso de plásticos duros seja notável, não compromete o ambiente de luxo a bordo. Um destaque é o ecrã curvo panorâmico, considerado o primeiro da sua classe, que integra o painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e o sistema de infoentretenimento, conferindo um toque sofisticado ao interior do modelo. Com a crescente tendência minimalista nos novos modelos de carros, talvez o Santa Fe pudesse ter optado por esconder alguns botões, oferecendo uma aparência ainda mais limpa e moderna.

A Hyundai destaca o uso de materiais ecológicos no interior deste novo SUV, como os bancos em couro sintético, fabricados com materiais que minimizam riscos à saúde. Estes bancos têm certificação Classe 1 na Europa, o que significa que são seguros até para bebés com até três anos de idade, reforçando o compromisso da marca com a sustentabilidade e a segurança.

A unidade ensaiada foi o 1.6 TGDi (híbrido com turbocompressor), com potência máxima de 215 cavalos e binário máximo de 367 NM, com caixa automática de seis velocidades e consumos na ordem dos 5,6 litros/100 km, numa condução bastante moderada. Este modelo oferece uma condução suave, com muita estabilidade, apesar das dimensões generosas. A combinação de suavidade e destreza permite que este SUV seja ágil em estrada, proporcionando uma experiência confortável e controlada, sem comprometer a estabilidade.

Do ponto de vista da segurança, o novo Hyundai Santa Fe oferece uma série de características de assistência à condução, como travagem autónoma de emergência, assistente de faixa de rodagem e controlo de velocidade inteligente. Destaca-se também pelo sistema de monitorização do condutor, assistente de condução autónoma em autoestrada, e várias tecnologias de segurança como sensores de estacionamento, câmara 360º e sistema de estacionamento controlado à distância. Estas funcionalidades proporcionam uma experiência de condução confortável e segura.

O outro modelo disponível é o Híbrido Plug-in (PHEV) 1.6 turbo com potência máxima de 253 cavalos e binário máximo de 367 Nm, também com caixa automática de seis velocidades. Com uma bateria de 13,8 kW de capacidade, permite autonomia de até 65 km (ciclo WLTP), o que se traduz num consumo de 19, 2 kWh, anuncia a marca. Este modelo carrega dos 0 aos 100 por cento em 3h50. O preço começa nos 65.756 euros.