Os dados da JATO publicados no mais recente relatório da JATO confirmam que o segmento da moda soma e segue. Nos 27 mercados do Velho Continente venderam-se 484.400 SUV, o que não só reflete um crescimento de 22% face a igual período no ano transato, como representa uma cota recorde de 40% do total do mercado de automóveis novos na Europa.
No “ranking” particular dos SUV mais populares da atualidade, o Volkswagen Tiguan aparece como o modelo mais vendido, à frente dos bem-sucedidos Renault Captur e Nissan Qashqai.
O fabricante alemão foi mesmo um dos vencedores do mês; o Golf continua a ser o modelo mais vendido e a marca registou um aumento de 4,4% na quota de mercado, para importantes 25,1%. “O Grupo Volkswagen está mais sólido do que nunca, graças à sua ofensiva de SUV. Um em cada 10 veículos registados na Europa é um SUV produzido pelo consórcio alemão”, explica Felipe Munoz, analista global da JATO.
Seniores rendidos
Um estudo recente realizado pela empresa Clicars indica que é nas camadas etárias mais altas que os SUV ganham espaço; atualmente três em cada cinco automobilistas com mais de 55 anos conduzem um SUV.Ainda segundo aquela pesquisa, 63% dos jovens continuam a preferir as berlinas clássicas pela forma como conseguem compatibilizar conforto e espaço a bordo, enquanto 61 % dos clientes seniores estão rendidos aos SUV, valorizando caraterísticas como a facilidade de condução, a sensação de segurança, cotas habitáveis e conforto.