Em outubro de 2019, o mercado europeu de automóveis novos registou nova subida, com um total de 1.208.700 veículos matriculados. Quase meio milhão eram SUV.
Os dados da JATO publicados no mais recente relatório da JATO confirmam que o segmento da moda soma e segue. Nos 27 mercados do Velho Continente venderam-se 484.400 SUV, o que não só reflete um crescimento de 22% face a igual período no ano transato, como representa uma cota recorde de 40% do total do mercado de automóveis novos na Europa.
No “ranking” particular dos SUV mais populares da atualidade, o Volkswagen Tiguan aparece como o modelo mais vendido, à frente dos bem-sucedidos Renault Captur e Nissan Qashqai.
O fabricante alemão foi mesmo um dos vencedores do mês; o Golf continua a ser o modelo mais vendido e a marca registou um aumento de 4,4% na quota de mercado, para importantes 25,1%. “O Grupo Volkswagen está mais sólido do que nunca, graças à sua ofensiva de SUV. Um em cada 10 veículos registados na Europa é um SUV produzido pelo consórcio alemão”, explica Felipe Munoz, analista global da JATO.
Seniores rendidos
Um estudo recente realizado pela empresa Clicars indica que é nas camadas etárias mais altas que os SUV ganham espaço; atualmente três em cada cinco automobilistas com mais de 55 anos conduzem um SUV.
Ainda segundo aquela pesquisa, 63% dos jovens continuam a preferir as berlinas clássicas pela forma como conseguem compatibilizar conforto e espaço a bordo, enquanto 61 % dos clientes seniores estão rendidos aos SUV, valorizando caraterísticas como a facilidade de condução, a sensação de segurança, cotas habitáveis e conforto.