A Suzuki Hayabusa (ou GSX1300R) está para as motos como o McLaren F1 ou o Ferrari F40 estão para o universo dos automóveis desportivos.

Criados para serem impiedosas máquinas do asfalto, todos eles têm em comum o elemento da velocidade e as prestações de topo. Neste caso, um vídeo gravado numa competição de drag (que testa a aceleração pura de duas motos ou carros) revela o quão veloz é uma Hayabusa em comparação com uma lendária Harley Davidson.

Nome incontornável no mundo das motos e com uma aura muito particular – bem como um estilo de vida que é verdadeiramente impar – as Harley Davidson desfrutam de um carácter mais tranquilo, em que o que interessa é aproveitar as vistas. Já a Hayabusa tem um carácter extremo, simbolizando da melhor forma aquilo que o seu nome significa em japonês – ‘falcão peregrino’. Não é difícil perceber porquê, uma vez que essa é uma ave que combina velocidade, agilidade e destreza máxima.

Assim, nascida em 1999, a Hayabusa logrou o recorde de moto mais veloz do século XX, com os seus 303 a 312 km/h, algo que o acordo de ‘cavalheiros’ levado a cabo pelos fabricantes europeus e japoneses confirmou ao estabelecer como velocidade máxima de série os 300 km/h. Assim, a partir de 2000, todas as motos de série passaram a obedecer a esse acordo, com a Suzuki Hayabusa a manter-se desta forma como um exemplo de rapidez.

Neste vídeo, se quiser saltar logo para a ação entre as duas motos, passe para a fronteira do minuto.