A tecnologia de condução autónoma continua a evoluir e a Tesla é uma das companhias que mais esforços tem dedicado a esta vertente com o seu Autopilot. Apesar de alguns problemas já detetados com a tecnologia, esta tem sido também muito elogiada pela sua capacidade de evitar acidentes graves.

Contudo, um vídeo colocado na rede social Reddit mostra que a tecnologia de condução autónoma tem ainda de evoluir nalguns aspetos, mas que na situação atual de desenvolvimento cabe também ao condutor humano ter muita atenção na supervisão daquilo que o veículo faz.

Nas imagens, é possível ver como um Tesla Model S P70D em condução autónoma falha na deteção de um desvio de faixa numa zona de obras com marcações amarelas e algo confusas, acabando por embater com violência numa barreira de betão. O acidente teve lugar numa estrada do Texas, Estados Unidos da América.

“Estava a conduzir na faixa da esquerda de uma autoestrada com duas faixas. O carro tem AP1 [NDR: primeira versão do Autopilot] e nunca tive problemas até hoje. O Autopilot estava ligado e não emitiu aviso. Enganou-se a ler a estrada e bateu na barreira”, pode-se ler em declarações citadas no site Carscoops, referindo igualmente que ninguém ficou ferido em consequência do embate.

Note-se, ainda, que o sistema tem como meio de funcionamento o seguimento das linhas pintadas no asfalto e que as mesmas levavam à barreira, o que poderia ter sido antecipado pelo condutor e evitado o acidente com este Tesla, captado por um carro que seguia atrás.