A Tesla atualizou o Model 3, com melhorias que incidem em diversos aspetos, desde a estética à tecnologia, passando ainda pelo reforço da qualidade a bordo. As entregas das versões dos novos Model 3 com tração traseira e Long Range de tração integral terão início no final de outubro na Europa e no Médio Oriente.

Seis anos após a saída do primeiro veículo da linha de montagem e mais de dois milhões de unidades depois, a marca de Elon Musk revelou uma atualização significativa do Model 3, tanto na versão de tração traseira, como na Long Range com tração integral.

Esta atualização visa proporcionar maior sofisticação, conforto e caráter premium, tanto no interior como no exterior, sem alterar profundamente a estética.

No exterior, o Model 3 renovado diferencia-se pela aerodinâmica otimizada, com linhas de carroçaria mais acentuadas e aprimoramento das superfícies para uma redução da resistência ao vento, melhorando a autonomia e, ao mesmo tempo, reduzindo os ruídos aerodinâmicos.

Adicionalmente, dispõe de faróis com um design totalmente novo, incluindo também óticas traseiras com cores super brilhantes e estilo atualizado integradas no porta-bagagens para melhorar o ajuste.

A Tesla passa a disponibilizar também duas novas cores, a ‘Ultra Vermelho’ (criada a partir de uma pintura multicamadas) e a ‘Cinzento Furtivo’ (cinzento escuro metalizado), além de jantes com desenho renovado e mais aerodinâmicas em medidas de 18 e de 19 polegadas. Também os pneus são otimizados ao nível de ruído e autonomia.

Maior qualidade e mais tecnologia

No habitáculo, a marca preocupou-se em melhorar alguns aspetos relacionados com a qualidade, mas também incrementando a tecnologia integrada. A Tesla adianta que quis oferecer uma arquitetura de habitáculo semelhante a um casulo com materiais premium (alumínio real, tecido e pele) associados a níveis elevados de execução. Existem diversas novidades, como a iluminação ambiente personalizável, os bancos ventilados dianteiros (além de aquecidos) e o reforço da insonorização, graças a um novo vidro acústico, novos casquilhos da suspensão, a que se juntam ainda vedantes e materiais de amortecimento de som melhorados.

A consola central foi redesenhada e coberta em alumínio, com espaços de armazenamento amplos e carregadores duplos de telemóveis sem fios. Há uma porta de carregamento USB-C dianteira e duas traseiras, cada uma com até 65 W de potência.

Entrando no capítulo da tecnologia, o Model 3 renovado destaca-se por um novo sistema de som premium concebido pela Tesla. Inclui 17 altifalantes, subwoofers duplos e amplificadores duplos para o Long Range e nove altifalantes, um subwoofer e um amplificador para veículos com tração traseira. Inclui suporte nativo para Spotify, Apple Music e Tidal. Os microfones adicionais e com maior capacidade proporcionam uma melhor qualidade das chamadas.

O ecrã central de 15.4″ com elevada capacidade de resposta mantém o mesmo tamanho do modelo anterior de uma maneira geral, mas dispõe de uma área de ecrã útil superior graças à moldura mais estreita. Inclui uma interface do utilizador personalizável e melhora com o tempo através das atualizações OTA. Na segunda fila, passa a existir um ecrã traseiro de 8.0″, totalmente novo, com controlo de climatização, ventilação e entretenimento integrados.

As hastes usualmente colocadas atrás do volante desapareceram e foram substituídas por controlos no volante, entre interrutores táteis e botões físicos. A mudança de velocidade inteligente a partir do ecrã tátil permite selecionar automaticamente a direção de condução correta para iniciar a viagem, tal como acontece nos Model S e Model X mais recentes. A capacidade da bagageira ampliou-se dos 561 litros para os 594 litros.

Quanto à conectividade, a rede móvel foi melhorada em 50%, existindo ao mesmo tempo um alcance da rede Wi-Fi duas vezes superior e capacidades de Wi-Fi de duas bandas (2,4 GHz e 5 GHz).

Em termos de prestações e autonomia, as melhorias na aerodinâmica permitem um ganho de 11-12% em termos da autonomia, com um valor homologado de 554 quilómetros (WLTP) no caso do Model 3 de tração traseira e de 677 quilómetros no caso do Model 3 Long Range de tração integral.

O novo Model 3 será apresentado publicamente no Salão de Mobilidade de Munique, da próxima semana, antes de começar a ser entregue aos clientes no final de outubro.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.