A Total vai regressar a Portugal com uma filial oficial, retomando a partir do próximo dia 1 de janeiro a comercialização direta de lubrificantes e fluídos especiais das suas marcas Total e Elf, sendo que também a Gulf será comercializada pela Total, tratando-se de uma marca por si representada na Península Ibérica.

Este retorno da Total ao mercado nacional com uma filial dedicada é possibilitado pelo término do acordo de distribuição que existia com a Cepsa Portugal desde 2008 e sobre o qual se decidiu que não haveria lugar a uma renovação. Assim, a partir de dia 31 de dezembro, a o acordo de distribuição celebrado com a Cepsa Portugal chega ao fim, cabendo à Total a comercialização dos seus próprios lubrificantes.

Em declarações ao Motor24, Pedro Abecasis, responsável pelas operações da Total em Portugal, explicou que esta decisão surge de forma natural na sequência da aquisição, em agosto de 2011, da totalidade das ações da Cepsa por parte de um fundo de investimento criado pelo governo do Abu Dhabi, o International Petroleum Investment Company (IPIC). Assim, mesmo as parcerias com os construtores que utilizam lubrificantes da Total, como é o caso do Grupo PSA,

Assim, as operações de distribuição direta no mercado português – que abrangem tanto os lubrificantes para automóveis e indústrias como os fluidos especiais – ficarão a cargo da Total Portugal Petróleos, filial criada em outubro pelo setor Marketing & Serviços da Total em Portugal, onde o Grupo está presente há vários anos.

“A partir de 2 de janeiro, qualquer cliente que queira adquirir os nossos produtos será tratado diretamente com a Total”, referiu Abecasis, que negou, por outro lado, qualquer intenção da companhia de avançar para os postos de abastecimento, como se chegou a aventar recentemente.

“Essa foi uma informação que não tinha qualquer fundamento. A Total não tem planos para comercializar combustível na rede viária nacional. Apenas lubrificantes e óleos. O único combustível que vendemos em Portugal é o de competição, mas que é um produto muito específico”, concluiu.