M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
O Toyota iQ foi a tentativa da marca japonesa de fazer um rival para o smart. Tinha a vantagem de ter motores mais potentes e espaço para passageiros atrás, desde que não fossem muito grandes. Mas o carro era caro demais de produzir e uma tentativa de vendê-lo com a marca Aston Martin também não teve grandes resultados. O iQ tornou-se então um produto peculiar na história da Toyota, mas agora está de regresso com uma identidade chinesa.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O iQ vai transformar-se no iC3, terceiro automóvel da marca Singulato. Esta não pertence a nenhuma construtor automóvel, sendo propriedade de uma startup que vende produtos exclusivos através da internet. E não há nada mais exclusivo que o Toyota iQ, um carro compacto feito à medida dos centros urbanos das grandes metrópoles chinesas, mas com um estilo que o coloca à parte de qualquer SUV da moda ou de um desportivo europeu. O Singulato iC3 vai ser vendido como um carro elétrico, com algumas capacidades autónomas, descrito como “carro inteligente”.

Mantendo as formas e dimensões do Toyota iQ, o Singulato iC3 vai ser produzido sob licença da marca japonesa, mas com uma bateria capaz de atingir uma autonomia de 300 quilómetros, e que vai poder ser recarregada num carregador rápido. A Toyota vai contar com os modelos da Singulato para a sua média de emissões poluentes para o mercado chinês, onde a poluição nos centros urbanos é um problema maior que em qualquer cidade europeia. O modelo foi apresentado ainda sob a forma de protótipo, no recente Salão de Xangai, e a Singulato conta vender mais de 200 mil exemplares em cinco anos, um valor bem superior ao da produção total do iQ quando esteve disponível no mercado mundial.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.