A aquaplanagem (ou aquaplaning) do automóvel acontece quando o volume de água que se acumula à frente dos pneus é superior à sua capacidade de drenagem. A pressão de água faz com que o automóvel se eleve em relação ao piso e deslize sobre uma camada de água entre os pneus e a estrada, perdendo o contacto total ou parcialmente com a estrada – é por isso que, em estradas alagadas, deve tentar conduzir nos rastos dos pneus dos automóveis que seguem à sua frente.
Travar ou acelerar, o que fazer?
Se o carro entra em aquaplanagem o condutor não será capaz de controlar a sua direção. É o momento para manter o sangue frio e, sem movimentos bruscos de volante, limitar-se a manter o carro apontado para o “ponto de fuga”. O fenómeno não dura mais que alguns segundos…
Deve resistir à tentação de travar ou virar o volante repentinamente, porque poderá provocar uma derrapagem do automóvel, mesmo quando circula em linha reta.
O correto a fazer é soltar ligeiramente o pedal do acelerador até que o automóvel reduza a velocidade e volte a sentir a estrada.Se precisar de travar, faça-o suavemente até ao momento em que a borracha do pneu volta a ter contacto com o asfalto e você volta a tomar as rédeas do seu automóvel. Mas, atenção, a primeira roda que recuperar a tração irá tentar travar o veículo, fazendo-o rodar no sentido dessa roda.
Se a aquaplanagem acontece nas rodas traseiras há o perigo de sobreviragem. Nessa situação, o condutor deve guiar o volante no sentido do deslizamento, recuperar tração, e, depois, corrigir o volante rapidamente para o outro lado para endireitar o veículo.
Assim que recuperar algum controlo, aponte à trajetória correta, mantendo a frente do carro na direção certa. Isto pode exigir que vá fazendo pequenas correções com o volante.
E quais são as causas?
Saiba mais no vídeo abaixo: