Travar ou acelerar. O que fazer se o carro entra em aquaplaning?

30/10/2021

O aquaplaning é uma das grandes armadilhas da condução com chuva, mas a calma e a experiência do condutor vão permitir que não caia nela. Nós ajudamos com a teoria.

A aquaplanagem (ou aquaplaning) do automóvel acontece quando o volume de água que se acumula à frente dos pneus é superior à sua capacidade de drenagem. A pressão de água faz com que o automóvel se eleve em relação ao piso e deslize sobre uma camada de água entre os pneus e a estrada, perdendo o contacto total ou parcialmente com a estrada – é por isso que, em estradas alagadas, deve tentar conduzir nos rastos dos pneus dos automóveis que seguem à sua frente.

Travar ou acelerar, o que fazer?

Se o carro entra em aquaplanagem o condutor não será capaz de controlar a sua direção. É o momento para manter o sangue frio e, sem movimentos bruscos de volante, limitar-se a manter o carro apontado para o “ponto de fuga”. O fenómeno não dura mais que alguns segundos…

Deve resistir à tentação de travar ou virar o volante repentinamente, porque poderá provocar uma derrapagem do automóvel, mesmo quando circula em linha reta.

O correto a fazer é soltar ligeiramente o pedal do acelerador até que o automóvel reduza a velocidade e volte a sentir a estrada.

Se precisar de travar, faça-o suavemente até ao momento em que a borracha do pneu volta a ter contacto com o asfalto e você volta a tomar as rédeas do seu automóvel. Mas, atenção, a primeira roda que recuperar a tração irá tentar travar o veículo, fazendo-o rodar no sentido dessa roda.

Se a aquaplanagem acontece nas rodas traseiras há o perigo de sobreviragem. Nessa situação, o condutor deve guiar o volante no sentido do deslizamento, recuperar tração, e, depois, corrigir o volante rapidamente para o outro lado para endireitar o veículo.

Assim que recuperar algum controlo, aponte à trajetória correta, mantendo a frente do carro na direção certa. Isto pode exigir que vá fazendo pequenas correções com o volante.

E quais são as causas?

De acordo com os especialistas da PneuLider, “uma das principais causas do aquaplaning está associada ao desgaste dos pneus. Quanto mais os seus pneus se gastam, menos profundos são os sulcos, e mais o excesso de água é difícil de evacuar. A superfície de contacto entre o pneu e a estrada (a aderência) torna-se mínima e os riscos de aquaplaning são elevados principalmente se abrandar, travar ou acelerar”.

Saiba mais no vídeo abaixo: