Um dia apenas depois de a Uber ter dado início aos testes de estrada com os seus veículos autónomos na cidade de São Francisco, a companhia conta já com a sua primeira transgressão grave.

Um dos Volvo XC90 utilizados pela companhia de mobilidade foi apanhado em vídeo a passar um sinal vermelho de um semáforo, desrespeitando a indicação para parar. As imagens foram publicadas no YouTube por Charles Rotter, tendo sido curiosamente gravadas a partir de uma câmara montada no tablier de um taxi da Luxor Cab.

No vídeo é possível observar de forma nítida, como um dos SUV de testes da Uber continua a sua marcha depois de o sinal encarnado ‘cair’, evidenciando uma hipotética falha do sistema autónomo do veículo.

Outra situação idêntica foi reportada por um utilizador de uma outra rede social, que colocou uma imagem de outro XC90 a atravessar um cruzamento em que o sinal vermelho no seu sentido estaria, alegadamente, aceso.

De ambas as situações não resultaram acidentes, mas um porta-voz da Uber veio posteriormente indicar que, após análise dos dois momentos, “o incidente se ficou a dever a erro humano. É por isso que acreditamos tanto na possibilidade de tornar as estradas mais seguras utilizando carros autónomos da Uber. Este veículo não fazia parte do programa-piloto e não levava clientes. O condutor envolvido foi suspenso enquanto continuamos a investigar”.

Não é indicado se o “erro humano” que é mencionada está relacionado com a condução ou se o técnico atrás do volante não terá entrado em ação de forma a evitar a transgressão.

Por outro lado, a Uber poderá ter outro problema em mãos, na forma do desrespeito pela entidade automóvel da Califórnia, que, de acordo com meios de informação norte-americanos, apontou a inexistência das devidas licenças para os ensaios com autónomos naquele estado.