A Uber suspendeu os testes do serviço de autónomos a que recentemente deu início na cidade norte-americana de São Francisco. A empresa diz ter sido forçada a abandonar os testes dos veículos autónomos pelo Departamento de Veículos Motorizados da California (DVMC), entidade que revogou os registos destes carros precisamente para pressionar a Uber.

Na semana passada a DVMC já tinha feito o aviso. A Uber não estava a cumprir a lei pois não tinha submetido o pedido para as licenças necessárias para teste de autónomos. A empresa de transporte de passageiros alegou tratar-se de uma questão de interpretação da lei e recusou-se a dar seguimento ao processo mantendo os autónomos na via pública.

A medida acontece uma semana após a DVMC ter ordenado que a Uber pedisse a autorização especial para os 16 veículos autónomos Volvo XC90 que começou a testar nas estradas de São Francisco. A Uber respondeu que, tendo em conta que cada veículo levava a bordo um técnico para constante monitorização do comportamento do carro, se podia excluir da obrigatoriedade de posse do documento. Os relatos de comportamento perigoso destas viaturas começaram a surgir regularmente e após ameaça de acção legal a DVMC optou por forçar a Uber desta forma declarando que apoia as tecnologias autónomas desde que testadas de forma segura e responsável.

A Uber procura agora um outro local onde poderá dar continuidade aos testes mas afirmou que vai redobrar os esforços para chegar a um entendimento com a DVMC.