No âmbito da mobilidade autónoma, um dos capítulos mais vantajosos estará na aplicação na área comercial. Neste sentido, a Ford anunciou uma parceria com a cadeia de hipermercados Walmart para o desenvolvimento de tecnologias relacionadas com a entrega de mercadorias por veículos autónomos.
Reduzir o custo com empregados e, ao mesmo tempo, melhorar a eficiência das entregas: este é o objetivo da Ford e da Walmart que, conjuntamente com a Postmates, vão trabalhar no desenvolvimento de veículos autónomos para aplicação futura na distribuição de mercadorias e artigos de primeira necessidade.
Numa primeira fase de desenvolvimento deste acordo, a marca americana irá analisar quais os bens que são mais práticos de entregar em veículos autónomos, sendo de prever que as carrinhas comerciais da Ford sejam as mais eficazes para o efeito. A companhia de Detroit refere que serão analisadas “diferentes configurações de veículos e modificações que poderemos fazer para ir ao encontro das necessidades das pessoas – especialmente, para acomodar bem perecíveis ou [prever] cenários em que os nossos veículos possam acabar por fazer múltiplas entregas numa única viagem”, como refere Brian Wolf, diretor de desenvolvimento de negócio para área de autónomos na Ford Autonomous Vehicles LLC.
CONDUÇÃO AUTÓNOMA APLICADA ÀS FILAS DE COMPRAS
Em parceria, serão utilizados veículos de investigação, designados para simular experiências autónomas e reunir informações crucial sobre as preferências dos consumidores e aprender a melhor forma de ligar convenientemente as pessoas com os bens de que precisam.
Note-se que a Walmart, uma das maiores cadeias de retalho dos Estados Unidos da América (EUA), já efetua entregas ao domicílio, contando com uma equipa especializada para escolher fruta fresca e outros bens para que a Postmates efetua a distribuição das mesmas com recurso à sua rede.