A venda de veículos elétricos a bateria cresceu 34% na Europa em janeiro, num mercado automóvel que sofreu uma contração de -2,6% nas vendas, arrastado pela França (-6,2%), Itália (-5,8%) e Alemanha (-2,8%).
Apesar de ter uma diminuição da venda de automóveis em janeiro, assistiu-se na Alemanha ao fenómeno do crescimento exponencial das matrículas de veículos elétricos a bateria (BEV) novos.
Na Alemanha, o número de vendas de BEV em janeiro subiu 53,5%. Também som subidas na ordem dos dois dígitos nas vendas de veículos 100% elétricos estão a Bélgica, com +37,2%, e os Países Baixos, com +28,2%.
Em janeiro, na Europa, venderam-se 124.341 BEV, mas o tipo de veículos que foram os preferidos dos europeus em janeiro foram os híbridos simples (HEV), que alcançaram uma quota de mercado de 34,9%.
Apesar destes números, o mercado automóvel na União Europeia contraiu, terminando janeiro com-2,6% de vendas.
França (-6,2%), Itália (-5,8%) e Alemanha (-2,8%) foram os países que menos vendas realizaram, apesar de, no caso da Alemanha, ter tido um comportamento surpreendente na venda de veículos elétricos a bateria.
Em contraciclo com os 100% elétricos (BEV) e os híbridos simples (HEV), os híbridos plug-in (PHEV) tiveram uma quebra em janeiro, caindo 8,5% para 61 406 unidades vendidas.
A ACEA afirma que esta diminuição se deveu “principalmente a reduções significativas em mercados-chave como a Bélgica (-66,6%) e a França (-54%)”. Consequentemente, os automóveis híbridos elétricos plug-in representam agora 7,4% das vendas totais de automóveis na UE.
Sem surpresas, as matrículas de veículos a combustão interna simples continuam a registar uma quebra na preferência dos europeus.
Em janeiro de 2025, as matrículas de automóveis a gasolina registaram uma descida significativa de 18,9%, com todos os principais mercados a apresentarem diminuição das vendas. Da mesma forma, o mercado de veículos a gasóleo diminuiu 27%, resultando numa quota de mercado de 10% em janeiro. Globalmente, registaram-se descidas de dois dígitos nos motores a combustão na maioria dos mercados da UE.