Publicidade Continue a leitura a seguir

Volvo EX30 é 5 estrelas Euro NCAP mas Renault 5 E-Tech fica-se pelas 4

Publicidade Continue a leitura a seguir

O Euro NCAP testou a segurança de vários modelos e o destaque vai para as classificações diferentes conseguidas por dois dos automóveis elétricos que mais estão a dar que falar.

 

O Volvo EX30 é o best-seller da marca sueca e um dos automóveis elétricos mais vendidos na Europa e o Renault 5 E-Tech é um dos automóveis mais aguardados dos últimos tempos, estando já disponível para encomenda.

Os dois automóveis tiveram classificações diferentes nos testes de segurança do Euro NCAP, com o Volvo EX30 a passar com distinção os testes e a conseguir a classificação máxima de 5 estrelas.

Já o Renault 5 E-Tech teve sorte diferente. Em nota de imprensa, o Euro NCAP afirma que os especialistas ficaram “um pouco desiludidos” com a proteção a adultos nos testes de colisão e que por isso não puderam atribuir a classificação máxima, ficando-se pelas 4 estrelas. O Alpine A290 teve a mesma qualificação do R5 E-Tech.

Em sentido contrário estão os veículos de duas novas marcas chinesas a chegarem ao mercado europeu. Tanto a Leapmotor como a Changan mostraram que estão ao nível dos melhores na sua preocupação com a segurança.

Diz o Euro NCAP que “o Deepal S07 é um automóvel da empresa chinesa Changan Auto (que recentemente uniu forças com a Huawei) e é amplamente distribuído em toda a Ásia. Embora seja novo no mercado europeu, o automóvel é um concorrente digno em termos de segurança e obtém cinco estrelas”.

A nota de imprensa continua, afirmando que “a empresa chinesa Leapmotor foi fundada em 2015, mas já é o terceiro maior fabricante de veículos elétricos e híbridos plug-in na China e está a visar o mercado europeu em colaboração, mais recentemente, com a Stellantis. Até ao momento, o C10 está disponível numa única especificação, mas a segurança é claramente uma prioridade, uma vez que o automóvel obteve uma classificação de cinco estrelas.”

Destaque também para as 5 estrelas obtidas pelo Porsche Macan 100% elétrico e pelo Mini Countryman, ambos com 5 estrelas, a exemplo da pick-up elétrica eTerron, da Maxus, do Lexus LBX, do Audi A5, do Mazda CX-80 ou do Subaru Forester.

Nos resultados dos testes agora anunciados, além do R5 E-Tech e do Alpine A390, não conseguiram a classificação máxima o MG ZS Hybrid e a versão de série do Hyundai Santa Fe, ambos com quatro estrelas. No caso do Santa Fe, a classificação sobe para 5 estrelas com o pack de segurança instalado.

“Ao fecharmos 2024 com este conjunto final de classificações de segurança, estes resultados destacam um progresso considerável em todas as classes de veículos, mesmo quando a indústria enfrenta desafios significativos”, sublinha o secretário-geral do Euro NCAP.

“Apesar destas pressões, muitos fabricantes mantêm-se firmes no seu compromisso de melhorar a segurança rodoviária, integrando tecnologias avançadas e dando prioridade à proteção de todos os utentes da estrada. O Euro NCAP continua a apoiar e a orientar estes esforços, e estamos ansiosos por ver como a indústria enfrenta os desafios de 2025, impulsionando a inovação e elevando os padrões de segurança em todo o mundo”, garante ainda Michiel van Ratingen.