Depois do escândalo da manipulação de emissões gasosas “dieselgate”, que provocou ondas de choque no mundo inteiro e abalou a reputação da Volkswagen, a marca alemã está determinada em assumir a liderança na nova era da mobilidade sustentável.
Para isso, vai criar uma nova marca chamada Moia que será desvendada hoje na abertura da conferência TechCrunch Disrupt em Londres. A nova marca permaneceu no segredo dos deuses e só durante o fim-de-semana alguns jornais alemães ventilaram a hipótese da Volkswagen fazer este surpreendente anúncio de criar uma marca específica para a mobilidade.
A nova marca terá sede em Berlim e será líderada por Ole Harms que era até agora o chefe da unidade de Novos Negócios e Mobilidade da Volkswagen. Será precisamente Ole Harms o orador convidado da conferência que no seu site oficial anuncia: “No Disrupt vamos falar com Harms acerca dos desafios e oportunidades da mobilidade e saber o que é que a VW está a planear para o futuro. Estejam preparados para novidades excitantes que não vão querer perder.”
O segredo foi mesmo a alma deste negócio, já que nenhum dos principais analistas ou meios de informação dedicados ao setor automóvel antecipou a criação desta nova marca, que hoje certamente fará as manchetes pelo mundo fora.
30 carros elétricos até 2025A Moia estará centrada nas novas soluções de mobilidade que passam pelo desenvolvimento de uma gama completa de automóveis elétricos, pela condução autónoma e pelas soluções de mobilidade partilhada e carsharing.
A indústria automóvel está agora a acelerar para não perder posição na corrida à próxima geração de serviços de mobilidade.
A Volkswagen investiu já este ano cerca de 280 milhões de euros na Gett – uma startup de mobilidade que pretende desafiar a Uber no transporte on-demand e anunciou que tem planos para que os seus primeiros carros totalmente elétricos comecem a ser comercializados em 2020 com preços entre os 20 e os 25 mil euros.
A ofensiva que a Volkswagen pretende lançar no domínio da mobilidade elétrica traduz-se no lançamento de trinta veículos elétricos até 2025. Presumivelmente, os novos modelos não se chamarão VW, mas sim Moia, a 13ª marca do Grupo. A Volkswagen junta-se assim à Mercedes-Benz que recentemente decidiu alinhar todos os seus novos produtos para a mobilidade elétrica sob uma nova marca — a EQ.