Xpeng Aeroht revela o primeiro “porta-aviões terrestre” com módulo voador

04/02/2025

A Xpeng Aeroht, revelou o “Land Aircraft Carrier” durante a sua estreia internacional no CES 2025, no início de janeiro. Com mais de 3.000 pedidos de intenção de compra recebidos, este veículo está pronto para se tornar o primeiro carro voador modular produzido em massa do mundo, com entregas previstas para 2026.

 

Este veículo da Xpeng Aeroht marca um salto transformador na mobilidade avançada, integrando viagens terrestres e aéreas num único pacote versátil. O “porta-aviões terrestre” estabelece uma nova referência para soluções inovadoras e adaptáveis, respondendo aos principais desafios dos atuais sistemas de transporte, tanto para aplicações individuais como para serviços públicos. O seu design modular, que se separa num módulo terrestre para conduzir e num módulo aéreo para voar, permite aos utilizadores passear em diversos cenários e chegar a destinos de formas totalmente novas.

“Desde a nossa aparição no CES 2024, o ano passado, transformámos o sonho dos carros voadores numa realidade tangível”, disse Tan Wang, cofundador da Xpeng Aeroht, ‘A estreia internacional do ‘Land Aircraft Carrier’ mostra a nossa capacidade de transformar a visão em ação. Com mais de 3.000 encomendas, estamos definitivamente na vanguarda da revolução da mobilidade avançada.”

O ‘Land Aircraft Carrier’ alcançou marcos significativos no último ano, incluindo a aceitação do seu pedido de certificado de tipo – um passo crucial para a aprovação regulamentar – e a sua primeira demonstração pública de voo tripulado. Estas conquistas realçam a prontidão do veículo para a comercialização e sublinham o compromisso da Xpeng Aeroht com a segurança, o desempenho e a fiabilidade.

A Xpeng Aeroht tem testemunhado um rápido desenvolvimento, refletindo o imenso potencial dos voos de baixa altitude. Em 2024, a empresa garantiu 150 milhões de dólares em financiamento e começou a construir a primeira instalação de produção em massa do mundo para carros voadores modulares em Guangzhou, China. Com aproximadamente 180 mil metros quadrados, esta instalação de última geração produzirá até 10 mil módulos aéreos anualmente, combinando qualidade de nível de aviação com eficiência de produção à escala automóvel.

“O nosso objetivo é levar a liberdade de voar a todos, enquanto somos pioneiros na inovação e na mobilidade a baixa altitude”, afirmou o Dr. Brian Gu, Vice-Presidente e Presidente da XpengG. “Ao centrarmo-nos nas ambições a curto prazo e nas possibilidades a longo prazo, pretendemos satisfazer as exigências crescentes da mobilidade avançada através de soluções inovadoras e escaláveis.”

A estratégia que a Xpeng Aeroht desenvolveu para os produtos está estruturada da seguinte forma:

Fase 1 – Carro voador modular “porta-aviões terrestre”: Tornar o voo pessoal acessível, simplificando os processos operacionais e melhorando a experiência do utilizador. Explora novas possibilidades para a mobilidade futura e serve como uma ferramenta valiosa para os serviços públicos.

Fase 2 – Carro Voador de Alta Velocidade e Longo Alcance: Abordar cenários típicos de transporte aéreo e colaborar com as autoridades públicas, reguladores e outras partes interessadas para desenvolver uma rede integrada de mobilidade aérea urbana.

Fase 3 – Veículo voador eVTOL: Permitir sistemas de transporte urbano integrado terra-ar, porta-a-porta, sem descontinuidades.

A Xpeng Aeroht está atualmente a avançar no desenvolvimento de partes da Fase Dois e da Fase Três em paralelo com a Fase Um. Como parte da linha da Fase Dois, um carro voador de seis lugares, com o nome de código interno X5, alcançou marcos significativos, incluindo testes de pairar bem sucedidos e a aquisição de uma licença de voo especial.

‘Porta-aviões terrestre’ – Uma solução inovadora para os desafios da mobilidade moderna

Os aviões tradicionais necessitam de hangares grandes e dispendiosos nos aeroportos, para além de manutenção regular, infraestruturas de carregamento limitadas para os modelos elétricos, formação extensa e complicada para se tornar piloto e mobilidade terrestre restrita, que muitas vezes requer reboque para chegar aos locais de descolagem e aterragem.

O “porta-aviões terrestre” foi concebido para resolver estas limitações com o primeiro sistema autónomo de separação e reconexão a bordo do mundo. Isto permite que o módulo de ar seja alojado inteiramente dentro da bagageira do módulo terrestre, tornando-o na primeira aeronave eVTOL automatizada destacável e acoplável do mundo num automóvel. A “nave-mãe” terrestre transporta o módulo aéreo para qualquer local, onde um único comando desencadeia a separação autónoma: os braços do módulo aéreo estendem-se, o trem de aterragem é acionado e ele levanta voo. Após a aterragem, o módulo terrestre volta a ligar-se com precisão ao módulo aéreo, dobrando os braços e guardando-o de novo na bagageira para uma viagem sem problemas.

Nave-mãe terrestre: Um veículo de seis rodas fácil de conduzir com uma carta de condução normal

O módulo terrestre mede aproximadamente 5,5 metros de comprimento, 2 metros de largura e 2 metros de altura, cabendo em lugares de estacionamento e garagens normais sem necessitar de armazenamento especial. A sua estética de “nova espécie”, inspirada no aspeto de um rover lunar para a Terra, apresenta linhas ciber-mecânicas nítidas, faróis dianteiros contínuos inspirados em cristais e uma dinâmica “linha parabólica galáctica” que se estende dos faróis até à traseira.

O design é completado por um tejadilho flutuante, cavas das rodas escuras e espelhos retrovisores rebatíveis que se retraem para dentro dos guarda-lamas quando estacionados. O vidro translúcido mostra o módulo de ar no seu compartimento, enquanto as janelas traseiras transparentes unidirecionais combinam privacidade com estilo. As portas elétricas de duplo batente abrem-se automaticamente, oferecendo uma experiência refinada e exclusiva, tudo dentro de um espaçoso módulo terrestre que armazena o módulo de ar, mantendo uma confortável cabina de quatro lugares.

Prevê-se que o “Land Aircraft Carrier” seja lançado em quatro opções de cores para satisfazer as preferências dos proprietários.

O veículo incorpora a primeira plataforma de energia de extensão de alcance de carboneto de silício de 800 volts do mundo, alcançando um alcance CLTC combinado superior a 1.000 km para satisfazer as necessidades de viagens de longa distância. A sua tração de três eixos e seis rodas com direção nas rodas traseiras melhora a capacidade de carga e o desempenho fora de estrada. Funcionando como uma estação móvel de sobrealimentação, o módulo terrestre alimenta o módulo aéreo durante a condução e o estacionamento, suportando até seis voos com uma carga completa – assegurando que está sempre pronto para descolar imediatamente.

Módulo aéreo: Aeronave elétrica de descolagem e aterragem vertical (eVTOL)

O cockpit panorâmico leve do módulo aéreo, feito de fibra de carbono, apresenta um design de seis rotores de duplo duto com hélices e braços dobráveis. O cockpit panorâmico de 270°, com dois lugares, oferece uma visão de voo alargada.

Alimentado pela sua plataforma de alta tensão de carboneto de silício de 800 volts, o módulo aéreo possui uma densidade de energia de bateria líder e um sistema de propulsão compacto para um voo eficiente e sem esforço. O seu sistema de controlo de voo inteligente inclui tecnologia fly-by-wire de redundância tripla, navegação multi-fonte e dupla adaptabilidade ambiental e compatibilidade eletromagnética – satisfazendo as normas exigidas pela aviação e pela indústria automóvel.

As caraterísticas de segurança do módulo aéreo incluem conceções totalmente redundantes para propulsão, energia, comunicações, controlo de voo e funcionamento, além de uma resposta automática a falhas do rotor em milissegundos. Testes rigorosos em 200 unidades demonstraram uma fiabilidade excecional em condições adversas.

O controlo com um único manípulo simplifica a operação, tornando extremamente tácil para qualquer utilizador aprender a voar. Voar em modo manual ou autónomo é fácil e acessível graças à assistência de voo inteligente que inclui descolagem com um toque, planeamento automático de rotas, monitorização do espaço aéreo em tempo real e assistência à visão de aterragem.

“O ‘Land Aircraft Carrier’ representa apenas o início da jornada da Xpeng Aeroht para redefinir a mobilidade”, disse o Sr. Tan Wang, ‘À medida que continuamos a inovar e a ultrapassar os limites do que é possível, a Xpeng Aeroht está empenhada em liderar a revolução da mobilidade a baixa altitude, tornando o sonho dos carros voadores uma realidade para as pessoas em todo o mundo.

Atualmente a Xpeng comercializa em Portugal três Smart EV – o SUV Coupé G6 – o modelo mais vendido em Portugal e agora galardoado -, o SUV familiar Xpeng G9, e o desportivo sedan P7 – cada um dos quais reconhecido com a prestigiada classificação de segurança de 5 estrelas do Euro NCAP.